Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
SEGURANÇA

Novas Medidas irão aumentar a segurança nos presídios do Tocantins

01 fevereiro 2011 - 12h11

Com objetivo de aumentar a segurança nas unidades prisionais do Tocantins, a Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania publicou no Diário Oficial nº 3.312 de 31 de janeiro, determinação para que todos os presos das unidades prisionais do Estado tenham os cabelos cortados com máquina nº 2 e usem uniformes.

A medida visa coibir a facilidade de esconder, entre o couro cabeludo e o cabelo grande, chip de celular, chave de algemas, chave mestra, e, ainda, pequena quantidade de drogas, entre outros objetos. O secretário João Costa, esclareceu que o controle é importante para evitar que o preso deixe a prisão em lugar de um de seus visitantes.

João Costa ressaltou que o corte de cabelo já é realizado no Departamento Penitenciário Nacional, e em diversos presídios de outras unidades da federação, bem como a padronização de uniformes.

A portaria também determina que, seja constituída uma comissão, no prazo de 60 dias, de três membros para definir o modelo e a cor do uniforme que deverá ser usado pelos presos. O secretário sugeriu, como já ocorre nos Estados Unidos e em outros lugares, para que se analise a possibilidade dos uniformes serem compostos de macacão, roupa íntima, meia e tênis, de cor rosa (pink), para os homens, e de cor verde limão, para as mulheres. (Com informações da Ascom SSP)