Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
WORKSHOP NA ENERGISA

Vicentinho Júnior questiona alto valor da tarifa de energia no Tocantins

17 maio 2019 - 15h15

Banhado pelos Rios Araguaia e Tocantins, o Estado mais novo da Federação é referência para as demais regiões do País quando o assunto são os recursos hídricos. Atualmente, o Tocantins conta com quatro usinas hidrelétricas sendo em Aguiarnópolis (UHE Estreito), Lajeado (UHE Luís Eduardo Magalhães), Peixe (UHE Peixe Angical) e São Salvador do Tocantins (UHE de São Salvador) e inúmeras Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Mesmo com a geração de tanta energia elétrica, a tarifa para o consumidor tocantinense é uma das mais altas do País, uma matemática difícil de compreender segundo mencionou o deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO) durante o Workshop sobre A importância do Congresso Nacional para o setor elétrico brasileiro, que aconteceu nesta sexta-feira, na sede da Energisa em Palmas.

De acordo com o parlamentar, “é preciso dialogo para encontrar uma alternativa que resulte na diminuição do preço da conta, pois o Tocantins recebe o impacto ambiental com a construção dessas usinas hidrelétricas, mas a energia é levada para a Região Sudeste, onde estão os maiores consumidores. Assim como é levada a industrialização, a implantação de empresas e é esta equalização tarifária que não consigo compreender”, destacou.

Para o parlamentar, mesmo com os altos custos de manutenção do serviço o valor da tarifa cobrado no Tocantins é uma pauta que merece discussão imediata com os representantes dos poderes públicos e privados, pois os benefícios devem chegar aos tocantinenses por meio da redução destes valores. O Workshop que acontece em todo o País visa discutir dentre os temas formas de energia sustentável.