Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
OPERAÇÃO CANTÃO

Tartarugas apreendidas com pescador são soltas no Rio Araguaia

16 agosto 2019 - 11h53

Durante a operação Cantão, em uma ação conjunta entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), ocorrida nesta quarta-feira, 14, no Parque Estadual do Cantão, localizado na região de Caseara, as equipes apreenderam 19 tartarugas. Os quelônios foram resgatados e posteriormente soltos no Rio Araguaia. Os animais silvestres foram encontrados com um pescador clandestino do estado do Pará.

Segundo o BPMA o infrator não possuía nenhuma documentação pessoal. Na ocasião foi lavrada notificação concedendo prazo para o mesmo apresentar informações ao Naturatins posteriormente. O pescador foi notificado e deve comparecer à delegacia em até sete dias. Além do material predatório, foi recolhida também uma embarcação com motor de popa.

O supervisor do Parque do Cantão, Adailton Glória, conta que neste período que antecede a desova dos quelônios, quando as tartarugas ficam nas praias, ocorrem muitas apreensões devido à insistência de pescadores do estado do Pará, que na maioria são ilegais e utilizam os quelônios para comercialização.

“As ações de fiscalização são constantes, acontecem por meio de quatro escalas, duas na região sul na divisa com o Pará e as outras na região da sede do Parque. Nós estamos cumprindo a nossa missão que é preservar e proteger a biodiversidade da unidade de conservação”, explicou Adailton Glória.

O gestor adiantou que as operações de fiscalizações são constantes e que o apoio do Governo do Estado, do Programa Arpa (Áreas Protegidas da Amazônia) e do Projeto Quelônios da Amazônia que deve iniciar em breve, está resgatando a espécie, que anteriormente estava na lista de animais ameaçados de extinção e atualmente não mais.