Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
AGRICULTURA FAMILIAR

Subsecretaria cria estratégias para fortalecer agricultores familiares

09 fevereiro 2011 - 11h32

Os agricultores familiares do Tocantins passam a contar com mais incentivos para a produção agrícola e infraestrutura básica com a criação da Subsecretaria dos Assentamentos e Pequenas Propriedades Rurais. A Subsecretaria, criada no atual Governo, está subordinada a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

Segundo o subsecretário da pasta, Rodolfo Costa Botelho, um novo panorama desponta na agricultura familiar tocantinense. “A intenção do Governo do Estado é desenvolver ações de melhorias, levando para os agricultores familiares oportunidade de produzir com novas tecnologias, e assim, aumentar a produção agrícola e pecuária no Estado”, enfatizou.

Botelho destacou ainda que para fortalecer os pequenos produtores é fundamental proporcionar mais investimentos na agropecuária. “A nossa intenção é promover atividades voltadas para atender o agricultor com assistência técnica, possibilitando o cultivo com tecnologias adequadas para aumento da produção de qualidade no campo”, afirmou o subsecretário. A expectativa é atender as comunidades rurais como: assentados, comunidades quilombolas, indígenas, extrativistas, pequenas propriedades, dentre outras. O Tocantins conta atualmente com aproximadamente 45 mil famílias de agricultores familiares.

Prioridades
Entre as prioridades da pasta o subsecretário destaca a construção de cacimbas nas regiões mais secas do Estado, para reservas de águas e poços semiartesianos.

Outra prioridade é em relação aos incentivos das linhas de créditos rurais. De acordo com o subsecretário está sendo realizado um levantamento para identificar as demandas existentes, e, posteriormente, serão planejadas novas estratégias de incentivos ao acesso às linhas de crédito do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. (Do Voz do Bico)