Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
OFICINA DE ARTE

Estado abre inscrições gratuitas para curso de produção de biojoias

06 julho 2021 - 17h06Por Secom

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), estão abertas a partir desta terça-feira, 6, até sábado, 17, as inscrições para a Oficina de Arte Sustentável - Biojoias. A oficina será ministrada pelo artista plástico e artesão, do município de Lavandeira, Aluísio Peregrino.

O projeto da Oficina de Arte Sustentável - Biojoias foi contemplado por edital lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, com recursos da Lei Aldir Blanc, via Fundo Nacional de Cultura. Para se inscrever, preencha o formulário abaixo: https://forms.gle/dys1ehxyPXQTFPwM9

Segundo o autor do projeto, Aluísio Peregrino, a oficina será em formato on-line e ensinará os participantes a confeccionarem as biojoias, por meio da junção de elementos naturais com material de reaproveitamento. “A oficina ensina a criar peças únicas, além disso, o participante ainda aprende sobre a história do artesanato, técnicas e todo processo para se tornar um profissional do artesanato registrado”, explica o artesão, informando que as aulas ocorrerão de 26 de julho a 20 de agosto.

No programa da oficina, serão ministradas dez aulas, com fornecimento de apostila e, ao final do curso, o aluno receberá o certificado. Além de aprender o ofício, o participante também terá aulas extras sobre a regulamentação da profissão e a obtenção do registro de artesão. 

“O projeto é de grande importância na produção do artesanato, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, que garante não só a preservação do meio ambiente, mas também um ofício. Além da possibilidade de geração de renda, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse”, considera o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.