Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
25º
TECNOLOGIA

Estado adere à computação em nuvem para aumentar performance dos serviços

27 novembro 2021 - 10h22

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), assinou o Protocolo de Intenções para a contratação de serviços de computação em nuvem pública, capitaneado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

A nuvem é um serviço virtual de armazenamento de dados, capaz de sincronizar arquivos salvos em diversos dispositivos a partir de uma conexão estável de internet. Entre os benefícios da contratação do serviço está a oferta de rapidez, custo-benefício, segurança, bem como performance na prestação de serviços públicos referentes à tecnologia da informação.

O presidente da ATI, Marco Aurélio Giralde, afirma que a plataforma permitirá, para o Governo e os cidadãos, o acesso, por demanda, a um conjunto compartilhado de recursos computacionais configuráveis, seguros e de alta performance. “A assinatura desse documento foi resultado de uma articulação da Abep [Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação] com o envolvimento de 12 entidades de tecnologia da informação de todo país. Como fruto dessas ações, o Governo do Tocantins e os cidadãos ganharão com a alta performance dos serviços públicos de TI”, garante.

Desde o início do ano, a ATI teve participação efetiva no grupo de trabalho que discutiu a centralização dos serviços de computação de nuvem - o Cloud Computing. “A Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação fez o trabalho de volumetria dos ambientes de infraestrutura, bem como de tráfego de dados, no intuito de subsidiar a Procergs a apresentar uma solução que se adequasse às necessidades do Tocantins”, ressalta o superintendente de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação, Periano Catani.

Protocolo

O Protocolo de Intenções foi assinado pela Procergs, pela ATI; pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodegme); pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa); pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI); pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata); pela sociedade de economia mista Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam); pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (Sedi-GO); pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc); pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).