Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
"MARCA POSITIVA"

Estado celebra mais de 100 mil curados da Covid no Tocantins

23 fevereiro 2021 - 16h57Por Ascom

O 345º boletim epidemiológico da Covid-19, no Tocantins, divulgado nesta terça-feira, 23, aponta que o Estado chegou a 100.226 pacientes recuperados da doença. A marca positiva é resultado de ações assertivas e pontuais de gestores e da atuação excepcional dos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo Coronavírus.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, “a forma como o Governo do Tocantins encarou a pandemia, desde o início, nos permitiu números positivos. Fomos um dos primeiros entes federativos a apresentar o Plano de Contingência, e a decretar fechamentos e ações que coibissem as aglomerações. Aliado a isso conseguimos manter até agora um número de leitos que atenda as demandas, sem necessidade de transferência de pacientes nossos para outros estados. Todas as unidades abastecidas de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individuais necessários para o funcionamento de rotina”, destacou.

O trabalho das equipes multiprofissionais também foi elencado pelo gestor. “Além do esforço da Gestão Estadual, deve ser destacado o trabalho incansável e excelente de todas as equipes multiprofissionais de nossas unidades hospitalares, as quais não medem esforços para garantir a recuperação do maior número de pacientes possível. Todos estes profissionais atuam de forma heroica para que a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins, tenha o melhor e mais ágil atendimento”, pontuou.

A confeiteira Geisa Oliveira é uma das mais de 100 mil pessoas recuperadas e que recebeu acolhimento pelo SUS. “Foram dias de apreensão e angustia, porque tenho filhos pequenos e tinha que fica isolada deles, mas felizmente só precisei de consultas e não cheguei a ser internada. Graças a Deus tudo acabou bem e estou em oração para que esta pandemia passe logo e as pessoas que estão enfrentando possam se recuperar assim como eu”, afirmou.

O advogado José Hugo de Sousa chegou a ser internado no Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (HECC), esteve uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e conta como venceu a doença. “Passei um total de 13 dias internados. Dias difíceis e angustiantes, longe da minha família, mas com a ajuda e comprometimento de toda equipe do hospital, consegui vencer este vírus aterrorizante. Os profissionais são qualificados e humanizados e dão o máximo de si a cada paciente. Só agradeço a direção e cada profissional e que Deus abençoe a cada um”, destacou.

Moradora de Cristalândia, Benta Cardoso de Abreu, aos 70 anos chegou ao estado grave da doença, ficou por 12 dias sob os cuidados da equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Geral de Palmas, em setembro de 2020 e superou a Covid-19." Tive toda a assistência e cuidados da equipe do HGP, só tenho gratidão a todos. Fiquei muito alegre em voltar para casa, para minha cidade e rever a família", declarou.

Dados

Até esta terça-feira, 23, o Estado já notificou 350.512 pessoas e acumula 110.761 casos confirmados. Do total, 9.045 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.490 pacientes foram a óbito.