Palmas
30º
Araguaína
31º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
NO TOCANTINS

Estado confirma 20 novos casos de Covid-19 e anuncia mudança na divulgacão dos boletins

02 maio 2020 - 19h39Por Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou agora há pouco nota á imprensa esclarecendo que, devido ao aumento recente de testagens no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), houve a necessidade de definir um novo horário para divulgação de Boletim Epidemiológico de Notificações para Covid-19.

Considerando este aumento, a Secretaria explica que os próximos boletins serão consolidados com todos os dados obtidos no dia anterior, incluindo as notificações por testes rápidos, que por vezes eram notificados apenas após divulgação do boletim elaborado por esta Secretaria.

Assim, os exames e notificações deste sábado, 02, serão divulgados ao fim da manhã do domingo, 03.

Ainda de acordo com a SES, hoje foram realizados 52 testes com 20 resultados positivos, com previsão aproximada de mais 70 amostras a serem testadas.

A Secretaria ressalta que até o momento, este será o maior número de exames realizados em apenas um dia, por parte do Lacen, com previsão de término das testagens somente às 23h. Com capacidade de testagem de até 150 exames por dia, o Lacen está habilitando equipamento que vai dobrar a capacidade de testes na unidade a curto prazo.

Gurupi

A prefeitura de Gurupi através do Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus informou em um boletim também divulgado agora há pouco, que até as 18 horas deste sábado, 02 de maio de 2020, foi confirmado mais 07 novos casos de Covid-19 no município após resultado positivo informado pelo Laboratório Central do Estado - LACEN. Com isso Gurupi chega a 11 casos confirmados da doença, sendo que um destes já está curado.

Os novos confirmados são 03 mulheres, 18, 31 e 48 anos de idade, atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA); e 04 homens, 13, 37, 41 e 47 anos de idades, atendidos pelo Centro de Triagem. Todos apresentam sintomas leves da doença e estão em isolamento sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

As suspeitas desses novos casos foram informadas no Boletim Informativo do último dia 30.

Foram realizados novos testes pela UPA após o Boletim das 11h deste sábado (02), sendo 05 SWAB em três homens, de 32, 75 e 47 anos de idade; e em duas mulheres, de 33 e 65. Todas as amostras colhidas foram enviadas ao LACEN. Os pacientes aguardam o resultado em isolamento domiciliar. A UPA também realizou mais um teste rápido em um homem de 75 anos de idade. O resultado foi descartado.

Dessa forma Gurupi possui 119 casos descartados da doença e 10 casos suspeitos.

Recomendações

O Comitê Gestor reforça o pedido às pessoas para que sigam as instruções de prevenção, segurança e controle do vírus. O isolamento social deve ser mantido assim como os cuidados com a higiene pessoal. A Covid-19 é uma doença grave e altamente contagiosa, por esta razão os cuidados devem ser redobrados, principalmente pelas pessoas do grupo de risco. A orientação é que fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Vigilância Epidemiológica por meio dos números: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; pelo e-mail: [email protected]; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.