Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
24º
EM COLINAS

Estado entrega mais de 4 toneladas de alimentos da agricultura familiar

30 junho 2021 - 20h26Por Secom

Em Colinas, município localizado a 278 km de Palmas, produtores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta da Agricultura Familiar, entregaram nessa terça-feira, 29, mais de 4 toneladas de alimentos produzidos na zona rural.

Os produtos foram entregues no prédio da Central de Abastecimento do município, local onde também funciona o escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), órgão responsável pelo atendimento dos agricultores.

De acordo com o extensionista e supervisor da unidade do Ruraltins, Antônio Luiz, foram fornecidos pelos agricultores: 1,5 mil kg de banana maçã, 100 kg de abóbora, 1.019 kg de abacaxi, 500 kg de laranja, 350 kg de iogurte e 550 kg de leite pasteurizado.

“Trabalhamos em parceria com a Prefeitura Municipal, que nos cedeu o espaço onde funciona nosso escritório. Com essa entrega, finalizamos a proposta de 2020 do PAA que disponibilizou mais de R$ 19,4 mil para a compra dos alimentos, doados a oito entidades socioassistenciais cadastradas em Colinas”, explicou o extensionista.

Participaram do ato de recebimento dos produtos o prefeito de Colinas, Josemar Carlos Casarin; e o vice-prefeito Francisco Delmaires Nunes, bem como secretários e produtores rurais.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, sendo executado no Estado pelo Ruraltins. O PAA propicia a aquisição de alimentos excedentes dos agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Para participar, os agricultores familiares devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e estar organizados, preferencialmente, em grupos formais (cooperativas e associações) ou informais, mas também podem participar individualmente.

Produtos foram entregues no prédio da Central de Abastecimento do município - Ruraltins/Governo do Tocantins

Mais de 4 toneladas de produtos oriundos da agricultura familiar vão atender oito entidades socioassistenciais - Ruraltins/Governo do Tocantins