Palmas
27º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
EDUCAÇÃO

Estado inaugura mais um Colégio Militar no interior do Tocantins

10 agosto 2021 - 08h36Por Secom

Com a aprovação da população araguaçuense, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Polícia Militar (PM), implanta a 23ª unidade de Colégio Militar do Estado do Tocantins, no município de Araguaçu. Na consulta pública, realizada nesta segunda-feira, 9, a comunidade aprovou por unanimidade a implantação da metodologia na Escola Estadual Salvador Caetano.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o avanço na implantação dos colégios militares, na gestão do governador Mauro Carlesse. "Quando o governador Mauro Carlesse assumiu a gestão, nós tínhamos seis colégios militares implantados e hoje estamos com a 23ª unidade implantada no Tocantins. Essa parceria se dá por meio do compartilhamento de experiência entre as instituições Seduc e PM", explicou.

Representando o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, o coronel Silva Neto, o major Miron Martins da Silva destacou o trabalho da PM nas unidades de ensino. "Dentro dos colégios militares fazemos a preparação dos alunos para o processo de ensino e aprendizagem, dentro da metodologia da Seduc, sem que ele desvie seu foco da sua formação como cidadão", apontou.

Comunidade

A trabalhadora rural Rosilma Ayres de Sousa Santos, que tem dois filhos matriculados na Escola Estadual Salvador Caetano, afirmou que a implantação da metodologia militar é uma grande conquista para a comunidade. "Melhora o aprendizado, pois os alunos passam a ter mais disciplina e melhora também na sociedade, pois os jovens mudam o seu comportamento e se tornam mais comprometidos", destacou.

O lubrificador automotivo Antônio Bezerra de Freitas Neto tem uma filha em idade escolar, e comemorou a implantação da metodologia. "A comunidade esperava muito por esse momento. Tenho certeza de que estamos entrando em um novo tempo. Só posso comemorar e agradecer por nossa escola ter sido escolhida para que os nossos filhos tenham essa formação diferenciada", comemorou.

A Unidade de Ensino

A Escola Estadual Salvador Caetano foi fundada no dia 28 de setembro de 1964, tendo como primeira diretora Iara Barreira de Oliveira. Nessa época, a unidade de ensino recebeu o nome de Escola Reunida Tertuliano Lustosa. Ao longo dos anos, teve vários nomes, até ser denominada Escola Estadual Salvador Caetano. Atualmente, a unidade de ensino conta com 260 estudantes, matriculados da primeira fase do ensino fundamental ao 7º ano.

Colégios Militares

O Tocantins passa a contar com 23 colégios militares, distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Taguatinga, Alvorada, Gurupi, Palmeirópolis, Guaraí, Miracema, Palmas, Cristalândia, Paraíso, Porto Nacional, Pindorama, Aliança do Tocantins, Colmeia e Araguaçu.