Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
26º
TURISMO

Estado levará a Aurora projeto-piloto para desenvolvimento turístico

19 agosto 2021 - 10h22Por Secom

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) do Tocantins, Jairo Mariano, acompanhado da equipe da Superintendência de Turismo, apresentou o projeto Avança Turismo, em reunião realizada nessa quarta-feira, 18. A ideia é reunir o Poder Executivo estadual e iniciativa privada para oferecer orientações técnicas e capacitações voltadas à geração de renda por meio da atividade turística planejada.

Participaram presencialmente do encontro, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência de Fomento; Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-TO); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-TO); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-TO); Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur); e Universidade Federal do Tocantins (UFT-Campus Arraias), de forma virtual.

O presidente Jairo Mariano explicou que o projeto será levado primeiramente à Aurora do Tocantins, a 530 km de Palmas, e à vizinha Lavandeira, em função de sua localização estratégica, na Região Turística das Serras Gerais, quantidade de atrativos e demanda local. “Queremos inserir o projeto no orçamento de 2022, alcançando todo o Estado”, explicou, ressaltando que as cidades próximas serão indiretamente beneficiadas.

Por meio da atuação direta da Adetuc, os empreendedores locais serão beneficiados com a inventariação turística, orientações técnicas voltadas a formalização das empresas, inserção no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), desenvolvimento de produtos associados ao turismo, orientação jurídica e sobre os protocolos de prevenção à covid-19. As entidades parceiras participarão com orientações sobre linhas de financiamento, procedimentos de licenciamento ambiental, capacitações profissionais, fortalecimento da produção agropecuária associada ao turismo. 

Presidente da Adetuc, Jairo Mariano, apresentou o projeto Avança Turismo aos representantes de pastas e trade do turismo - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

A ação está prevista para o mês de setembro.

Repercussão

A proposta foi bem recebida pelos representantes de pastas e entidades presentes ao encontro, garantindo a realização da ação em Aurora do Tocantins e sua sequência em outras localidades.

Renato Jaime, presidente do Naturatins, ressaltou que a regularização dos atrativos naturais é fundamental para o fortalecimento do turismo regional. “Nossa equipe está à disposição para orientar gestores e empresários”.

Fernanda Castro, representando a Assegtur, lembrou do trabalho realizado pelo Sebrae na região das Serras Gerais, onde há pelo menos dez municípios com atrativos naturais e atividades tradicionais. “O turismo está sendo a salvação de pessoas muito simples, esses empreendedores precisam de orientação”, pontuou.

Jorge Lins, diretor de Operações da Agência de Fomento, comemorou a iniciativa, já que localizar os pequenos empresários poderá garantir a liberação de linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). “Já foram liberados R$ 3,7 milhões e ainda dispomos de R$ 7 milhões”, revelou.

Em nome da Seagro, a analista de Turismo, Francine Seixas, pontuou que uma das demandas da pasta é o fortalecimento do agroturismo, que tem forte potencial no Estado. Ressaltou ainda que agricultores familiares e empresas da região poderão se beneficiar com esta ação.

Os presidentes da Abrasel-TO e da Abav-TO, respectivamente Ana Paula Setti e Marcelo Perim, também abraçaram a proposta e sugeriram a realização de um famtour técnico para a região. Marcelo Perim também ressaltou a importância da 48ª Abav Expo & Collab, que ocorrerá em setembro, para a visibilidades das regiões turísticas.

A coordenadora de Operações com o Mercado do Senac-TO, Lúcia Córdula, também colocou a entidade à disposição para a realização de cursos de qualificação profissional. Da mesma forma, Alex Veras Dias, coordenador em Turismo Sustentável do Sebrae-TO, confirmou a parceria e o foco no desenvolvimento de toda a cadeia turística, sendo uma das demandas da região das Serras Gerais o trabalho com a gastronomia local e a geração de um banco de oportunidades.