Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
SAÚDE PÚBLICA

Estado libera leitos de UTI inativos no Regional após regularizar escala de médicos

05 agosto 2020 - 15h33Por Redação

Os sete leitos de UTIs que estavam inativados no Hospital Regional de Araguaína (HRA), no norte do Estado, foram liberados para funcionamento à partir de hoje (05). A informação foi confirmada pela diretoria da unidade através de um memorando. 

De acordo com o documento assinado pelo diretor-Geral, Vânio Rodrigues, os leitos estão funcionando depois de terem sido sanadas as pendências de escalas médicas no hospital. 

Araguaína é a cidade mais afetada pela pandemia no Tocantins. De acordo com o boletim epidemiológico estadual desta quarta-feira (05), o município soma um total de 7.716 casos confirmados da doença com 102 óbitos registrados. 

Referência não só para Araguaína mas para diversos municípios do Norte do Tocantins, o Regional volta a disponibilizar um total de 17 leitos de UTI. Sendo que destes, 9 estào com paicentes no momento, o que representa 53% da taxa de ocupação.

Além do desbloqueio dos leitos ociosos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) em nota, informou que contratualizou novos 10 para assistência dos usuários do SUS na rede privada de Araguaína, além de trabalhar na liberação de mais 10 em unidade privada em Palmas.

Pressão Judicial

Vale ressaltar que no último fim de semana a Justiça pressionou o Estado para resolver a situação dando um prazo de 24 horas para o governo convocar mais profissionais e liberar as vagas.

Regional de Paraíso

Outro hospital que está com leitos bloqueados por falta de médicos é o Regional de Paraíso do Tocantins. A unidade está com 12 vagas de UTI bloqueadas desde o início de agosto. Ainda não há um prazo de quando a situação vai ser regularizada.

Sobre essa questão, o Estado destaca que "...todos os esforços estão sendo realizados no intuito de garantir a assistência hospitalar dos pacientes acometidos pela COVID-19”.