Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
28º
AGÊNCIA FOMENTO

Estado libera linha de crédito para empresas do Tocantins; veja quem pode solicitar

29 junho 2021 - 08h27Por Secom

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, lidera no Estado como a instituição financeira que mais liberou crédito para os empreendimentos do turismo por meio da linha Fungetur, do Ministério do Turismo, ficando à frente do Banco da Amazônia e da Caixa Econômica Federal.

Segundo a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, a linha do turismo é uma importante ferramenta para alavancar os empreendimentos do ramo no Estado com benefícios únicos. “Ficamos muitos felizes de ocupar o 1° lugar como financeira que mais atendeu os empreendimentos do turismo no Tocantins. Estamos nos empenhando para atender cada vez mais novos clientes que pretendem se instalar no nosso Estado, bem como os já existentes”, declarou.

A presidente Denise Rocha destacou, ainda, o empenho da Agência de Fomento em apoiar o ramo do turismo, que enfrenta grande dificuldade por causa da pandemia. “Uma forma de atendimento eficiente foi por meio do capital de giro que, com a carência de 12 meses, deu um fôlego maior ao empreendedor, assim como a suspensão dos pagamentos e a prorrogação da carência autorizada recentemente pelo Ministério do Turismo”, pontuou.

O crédito do Fungetur pode ser solicitado por restaurantes, hotéis, pousadas, cafeterias, bares, acampamentos turísticos, agências de turismo, guias de turismo, parques temático, organizadoras de eventos, transportadoras turísticas, parques aquáticos, empreendimentos de lazer; locadoras de veículos para turistas, prestadores especializados em segmentos turísticos, Casas de espetáculos, equipamentos de animação turística, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, prestadores de infraestrutura para eventos e centros de convenções, desde que sejam ligados ao turismo e possuam o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O crédito está disponível para solicitação nas modalidades de capital de giro, capital fixo e para obras civis: implantação, reforma ou modernização, além do recurso para aquisição de bens. Cada modalidade possui benefícios distintos quanto a prazos e carências.

A proprietária do Restaurante Requinte, Dina Rodrigues, que é cliente do Fungetur, ressaltou a importância do fomento no desenvolvimento do seu negócio. “Após a solicitação de crédito, eu pude aumentar o meu faturamento e ainda aumentei o número de funcionários na minha empresa. Olhando de outra forma, eu fui ajudada e pude ajudar outras pessoas com a geração de emprego, através do desenvolvimento do meu negócio”, comemorou.

Fungetur

O Fungetur é uma linha de crédito específica para a segmento do turismo, disponível para pessoas jurídicas de direito privado, empreendedores individuais, microempreendedores (MEI) e para pequenas, médias e grandes empresas, legalmente constituídas e estabelecidas no setor do turismo.

A linha Fungetur pode ser um crédito de até 20 anos, em até 60 meses de carência, para a modalidade de investimento, bem como disponibiliza uma carência de até 12 meses, quando o recurso for solicitado para capital de giro, com taxa de juros de 0,40 % ao mês + Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Selic). 

Atendimento Fomento

Os interessados no crédito da Linha Fungetur poderão solicitar a análise de crédito na Agência de Fomento em Palmas, mediante agendamento, pelo e-mail [email protected], ou no telefone (063) 3220-9823. Em Araguaína, (63) 99277-6113; e em Gurupi, (63) 99993-7063.