Menu
Busca segunda, 17 de fevereiro de 2020
(63) 99292-6165
Araguaína
30ºmax
23ºmin
TOCANTINS

Estado promove capacitação para mais de mil alunos para o mercado de trabalho

13 novembro 2019 - 16h29

Com os objetivos de incentivar a formação profissional técnica e promover o desenvolvimento das habilidades profissionais dos jovens para atuarem nos setores produtivos das regiões onde vivem, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em 10 Diretorias Regionais de Educação (DREs).   

Atualmente são atendidos 1.838 alunos, nos municípios de Palmas, Miracema, Colinas, Araguatins, Porto Nacional, Pedro Afonso, Arraias, Tocantinópolis, Gurupi e Dianópolis. Nesses municípios, são ofertados nível médio técnico em: Enfermagem, Administração, Recursos Humanos, Manutenção e suporte em informática, Informática, Agropecuária, Agroecologia, Zootecnia, Guia de turismo, Agronegócio, Controle ambiental e em Instrumento musical.    

De acordo com o gerente de Educação Profissional da Seduc, Josiel Gomes, o itinerário de formação profissional está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Dentro do Novo Ensino Médio, nós temos o 5º itinerário, o de educação profissional, que pode ser de qualificação ou formação profissional técnico que prepara o aluno para o mercado de trabalho”, explicou.

Josiel Gomes destacou alguns critérios levados em consideração na implantação dos cursos. “Nós consideramos a realidade local, tanto no ponto de vista de condições de ofertas, que é a estrutura física e a existência de profissionais para ministrar o curso, como a estrutura para realizar estágio e atividades práticas e, ainda, o mercado de trabalho, porque formamos as pessoas para trabalhar. E não podemos formar uma pessoa para uma atividade profissional que não existe no local”.  

Experiências

A aluna do 5º período do curso técnico em Enfermagem da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Ledioneza Bastos Miranda, destacou a importância do curso como ponto de partida para o mercado de trabalho. “Eu vejo que o mercado busca novos profissionais e aqui temos a oportunidade de nos prepararmos para uma dessas vagas. Já estamos fazendo o estágio e isso nos dá uma noção do trabalho que temos que desempenhar”, ressaltou.

Também aluna do curso técnico em Enfermagem da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Daniela Rizia Lino destacou a importância da oferta dos cursos técnicos na rede estadual de ensino. “É uma oportunidade única para quem quer fazer os cursos e muitas vezes não tem condição de pagar, porque é muito caro e, com a oferta na rede estadual, o acesso é para todos. E a qualidade do ensino aqui é impecável”.

A coordenadora do curso técnico em Enfermagem da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Shirley Stof, frisou que o curso iniciou em 2009, na Escola Estadual Novo Horizonte, e atualmente atende quatro turmas, somando 195 alunos. “Ao longo desses anos, criamos uma verdadeira rede, e muitos dos nossos alunos quando saem daqui já vão direto para o mercado profissional. E, hoje, somos muito bem recebidos nas unidades de saúde, graças ao trabalho que desempenhamos e a dedicação de cada estudante”, pontuou.

Mercado   

Implantado há mais de dez anos, no Colégio Estadual Odolfo Soares, em Ponte Alta do Tocantins, o curso técnico em Guia de Turismo vem mudando a realidade da população local, como explica a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Shadia Teixeira Tavares. “Esse curso tem se configurado em uma grande oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho e melhorarem sua qualidade de vida. O próprio mercado tem passado por melhorias no atendimento ao público, por causa dessa qualificação”, apontou.

Os gêmeos Warley Rodrigues Araújo e Walley Rodrigues Araújo finalizaram o curso técnico em Guia de Turismo, em 2016. Nessa época, eles já haviam começado a investir na empresa Gêmeos Tour. “Nosso pai trabalha com turismo há mais de 20 anos, e alinhando a experiência que adquirimos com ele, com as técnicas apresentadas no curso, resolvemos empreender e montamos a nossa própria empresa. Hoje, o nosso pai trabalha na empresa com a gente”, ressaltou.

O empresário Warley Rodrigues Araújo reforçou que o curso marcou não apenas a vida dos dois, mas de outros alunos. “O curso ajuda a profissionalizar o turismo local, especialmente fazendo com que se tenha uma visão para empreender, para se investir em restaurantes, hotéis e transporte. Esse é um setor que tem crescido e, com a ajuda do curso, tem sido muito bem aproveitado”. Ele também destacou que a Gêmeos Tour tem as portas abertas para outros alunos do curso, sendo que atualmente conta com dois estagiários.

 

AO VIVO