Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
SAIBA COMO SE INSCREVER

Estado promove cursos de capacitação online através do Sine

18 agosto 2021 - 14h39Por Secom

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), já formou três turmas da modalidade online de suas capacitações.

Com a impossibilidade de oferecer aulas presenciais devido à pandemia da covid-19, a equipe do Sine de Gurupi, a 214 km de Palmas, se organizou para oferecer os cursos pelas salas de reuniões online do Google Meet e a proposta de acordo com a gerente da unidade, Kelen Martins, tem sido um sucesso. “Até o momento, já formamos 120 pessoas pela modalidade on-line e as pessoas têm aprovado a iniciativa, participado e divulgado. Nossa expectativa é continuar atendendo a comunidade e dar aos trabalhadores a chance de ingressar no mercado”, pontuou a gerente.

Os três primeiros cursos oferecidos foram sobre a montagem adequada de um currículo intitulado Meu currículo me representa?, posteriormente Como falar em público e o mais recente, nos dias 11 e 12 de agosto, foi Marketing Pessoal X Comportamento Profissional.

Para o secretário da Setas, José Messias Araújo a iniciativa é fundamental para garantir que as oportunidades de trabalho que estão surgindo no Estado sejam ocupadas pelos trabalhadores tocantinenses. “O Governo do Tocantins tem investido muito em inúmeras frentes, o que tem resultado em mais emprego e renda para nosso Estado. Os últimos dados do Caged [Cadastro Geral de Empregado e Desempregados], por exemplo, mostra um crescimento de 40% com relação ao mesmo período do ano passado. Com base nisso, nosso objetivo é capacitar mais e mais a população para que possam ocupar essas vagas”, pontuou o gestor.

Os cursos geralmente são ministrados online e ao vivo pela plataforma Google Meet em duas aulas de 4 horas cada, no período noturno. Os interessados precisam se inscrever dentro do prazo divulgado pela equipe do Sine e, assim, recebem pelo WhatsApp o link para participarem dos encontros.

O próximo curso será sobre vendas e está previsto para o final de agosto. Os interessados podem ficar atentos ao site www.setas.to.gov.br e às redes sociais da Setas Instagram @SetasTocantins, por onde as inscrições serão divulgadas.

De acordo com uma das instrutoras dos cursos, a coach Gláucia Carneiro Gonçalves Costa, a grande vantagem da modalidade remota está nos horários mais flexíveis e na possibilidade de manter contato com os alunos por meio de grupos de WhatsApp, o que permite o compartilhamento de matérias. “Por meio desses grupos, também podemos acompanhar o progresso dos alunos e ajudá-los em suas dificuldades”, afirmou a instrutora.

Os cursos são destinados à população em geral, pessoas em busca do primeiro emprego e trabalhadores tentando se reinserir no mercado.

A servidora da secretaria municipal de Assistência Social e Proteção a Mulher de Gurupi, Wanderléia Sinfrônio, participou do curso de Marketing Pessoal e falou sobre a experiência. “A capacitação foi importantíssima para todos nós. Participamos e saímos com outros pensamentos e estratégias para nossa atuação profissional”, declarou.

Outra aluna, Suely Mota Rodrigues, aproveitou a oportunidade para fazer dois cursos. “Fiquei sabendo do curso por um grupo de WhatsApp, fiz primeiro o curso Como falar em público; e depois, Marketing Pessoal, ambos muito importantes para inovar e aprimorar meus conhecimentos, recomendo a todos que façam”, frisou Suely Mota Rodrigues.

Sobre o Sine

O Sine Tocantins registra diariamente mais de 300 vagas em seu painel. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

Outro meio de acessar o serviço é pelos seguintes e-mails e números de WhatsApp. Em Palmas, pelo WhatsApp: 3218-1957 ou e-mail: [email protected]; em Paraíso, pelo WhatsApp (63) 3602-3340 ou e-mail: [email protected]; e em Gurupi, pelo WhatsApp (63) 3351-2477 ou e-mail [email protected].

Nas mensagens enviadas a esses contatos, devem constar nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.

Nas demais unidades do Sine, o contato só pode ser feito por telefone convencional e os números podem ser acessados no site da Setas https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/contatos-do-sine-tocantins-/.

Contatos

Araguaína - (63) 3414-3634 atendimento ocorre das 8 às 18 horas;

Araguatins – (63) 3474-1100 (Das 8 às 14 horas);

Paraíso – (63) 3602-3340 WhatsApp (Das 8 às 14 horas);

Porto Nacional – (63) 3363-2717 (Das 8 às 14 horas);

Guaraí –  (63) 3464-1710 (Das 8 às 14 horas);

Dianópolis – (63) 3692-1628 (Das 8 às 14 horas);

Gurupi – (63) 3351-2477 WhatsApp (Das 8 às 14 horas).