Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
AGROTINS 2021

Estado realiza palestra sobre plano de redução de gases de efeito estufa

15 junho 2021 - 09h58Por Secom

O primeiro dia da Feira Agrotecnológica do Tocantins, Agrotins 2021 100% Digital, terá em sua programação a palestra Resultados Alcançados e Perspectivas para o Plano ABC+ 2020-2030, que ocorre no próximo dia 15 de junho, às 11h45 no site da feira. O plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) é uma política pública que integra governos federal, estadual e municipal com o objetivo de incentivar a adoção práticas e tecnologias que contribuam para a redução da emissão dos gases de efeito estufa oriundos das atividades agropecuárias. 

Por meio do Plano, foi desenvolvido o Programa ABC - Linha de Crédito Rural que  permite ao produtor, financiar projetos destinados às práticas que contribuam para a redução da emissão de gases. O Tocantins é o estado com maior número de contratos da região Norte do país. 

De acordo com o Banco Central do Brasil, de 2013 a 2020, foi contratado no Tocantins um montante de R$1,21 bilhão, sendo o Estado da Região Norte que mais aplica recurso proveniente da linha de crédito oficial do Plano ABC e o sexto em relação ao cenário nacional.  

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, comemora os resultados. “Esse aumento na contratação do Plano ABC mostra que nós estamos conseguindo democratizar o acesso à tecnologia para os produtores rurais, inclusive para o pequeno produtor, então nós só temos a comemorar”, destaca. 

Plano ABC 2021/2030

Na palestra que contará com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Celso Moretti; e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), César Halum, serão discutidas as bases conceituais da segunda fase do Plano ABC lançado pelo Mapa; com objetivo de avançar nas soluções tecnológicas sustentáveis para a produção no campo e melhoria da renda do produtor rural, com foco no enfrentamento da agropecuária às mudanças do clima com metas até o ano de 2030. 

A palestra conta também com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café; e do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda. 

O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação e um com ações de adaptação às mudanças climáticas, sendo dividido em Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais; e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Plano ABC no Tocantins

Em 2020, a implantação do Plano ABC no Estado completou uma década. Atualmente, quatro projetos que preconizam a adoção de tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono estão sendo desenvolvidos no Tocantins: Projetos ABC Corte direcionados à produção de carne em pastagem; ABC Leite/Balde Cheio voltado à bovinicultura; ABC ILPF integração lavoura-pecuária-floresta e ABC Soja Sustentável, que preconiza a integração lavoura e pecuária.  

No Tocantins, o plano é executado pelo Grupo Gestor Estadual, composto pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Embrapa, do Ruraltins e das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), dos bancos oficiais e com a integração de representantes da sociedade civil (setor produtivo, trabalhadores, universidades, pesquisa, cooperativas, Federação de Agricultura, Organizações Não Governamentais, etc.).

Primeiro dia da Agrotins 2021 100% Digital terá palestra sobre resultados e perspectivas para o Plano ABC 2020-2030 - Governo do Tocantins

Secretário da Agricultura, Jaime Café, comemora os resultados do Plano ABC no Tocantins - Nilson Chaves/Governo do Tocantins 

Secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum, é presença confirmada na palestra - Governo do Tocantins