Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
SAÚDE PÚBLICA

Estado retoma cirurgias eletivas em hospitais públicos do Tocantins

02 outubro 2021 - 11h25Por G1 Tocantins

As cirurgias eletivas foram retomadas nos hospitais públicos do Tocantins nesta sexta-feira (1°). Os procedimentos serão realizados de forma gradativa em 16 unidades estaduais. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualmente são 6,6 mil pacientes na fila de espera.

Estes procedimentos eletivos, que não são considerados de urgência, estavam suspensos desde 2020 devido à pandemia de Covid-19, após determinação do Ministério da Saúde. A retomada deverá obedecer uma série de exigências, como por exemplo a capacidade operacional de cada unidade.

A SES afirmou que pretende realizar 2,5 mil cirurgias até fevereiro de 2022. A quantidade fica bem abaixo do volume de pacientes, pois apenas no Hospital Geral de Palmas são mais de 2 mil pessoas esperando por um procedimento.

Em todo estado, segundo o próprio secretário de saúde Edgar Tollini, eram aproximadamente 6,6 mil pessoas nesta fila, mas a avaliação da SES é de que o número pode ter reduzido devido aos casos em que a cirurgia não é mais necessária.

A maior parte dos pacientes aguarda por procedimentos ortopédicos. O número também pode aumentar, pois o governo também está retomando os serviços de atendimento ambulatorial.

“Com a retomada das consultas ambulatoriais, que também estavam suspensas por determinação do Ministério da Saúde nós vamos ter um aumento desse número de cirurgias, que provavelmente vão crescer de 6,5 mil para 7 mil, 7,5 mil. A ordem do governador é iniciar e fazer esse trabalho continuamente até o ano que vem”, explicou.