Em visita ao Tocantins o ministro dos Transportes, Renan Filho ao lado do governador do Tocantins, Laurez Moreira garantiu que a obra da ponte de Xambioá será entregue ainda este mês e sem citar nomes ainda alfinetou políticos que prometeram mas não entregaram a estrutura.
As lideranças cumpriram nesta quinta-feira (6) uma agenda estratégica no Estado, voltada ao fortalecimento da integração logística nacional e à valorização do papel do Tocantins no escoamento da produção agrícola do Matopiba — região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
PONTE DE XAMBIOÁ
Na agenda do ministro e do governador, eles vistoriaram o andamento das obras da ponte sobre o rio Araguaia, que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA).
Com investimento de R$ 28 milhões, por meio do Novo PAC, a ponte é considerada um marco logístico e social para a região Norte, ao conectar de forma definitiva o Tocantins e o Pará, fortalecer o corredor de transporte da BR-153 e facilitar o escoamento da produção agropecuária e industrial da região.
A estrutura terá 2.010 metros de extensão — 310 metros no lado paraense e 1.700 metros no tocantinense. Atualmente, os trabalhos se concentram na implantação dos acessos, com mais da metade dos serviços de terraplenagem e drenagem concluídos.
"Vamos entregar a ponte, porque agora acabou a conversa mole daquele cara que gosta de andar aqui sem entregar! Essa é a real!", alfinetou o ministro garantindo que ainda este mês o trânsito estará liberado na estrutura..
OBRAS ESTRATÉGICAS
A visita faz parte do roteiro nacional do Ministério dos Transportes que antecede a participação brasileira na COP30, e inclui inspeções em obras de infraestrutura e logística que ampliam a capacidade da Ferrovia Norte-Sul e da BR-153, principais corredores de ligação entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do país.
ECONOMIA DE BAIXO CARBONO
O governador Laurez Moreira destacou que a agenda simboliza o compromisso conjunto entre o Governo Federal e o Governo do Tocantins com o desenvolvimento logístico sustentável, a redução de custos de transporte e o fortalecimento da agroindústria regional.
“O Tocantins é um estado que nasceu para ser o coração da integração nacional. Cada investimento em infraestrutura é um passo a mais para fortalecer nossa economia, reduzir custos logísticos e gerar oportunidades para o nosso povo. Tenho certeza de que em um curto espaço de tempo o nosso estado será um protagonista nas rotas de exportação e na transição para uma economia de baixo carbono. Estamos no caminho certo: construindo um Tocantins mais forte, produtivo e preparado para o futuro”, afirmou o governador.


Visita faz parte do roteiro do Ministério dos Transportes que antecede a participação brasileira na COP30 - Crédito: Divulgação 


