Após a divulgação de vídeo feito por um morador questionando o resultado da obra da ponte sobre o rio Pombas, que foi entregue em tempo record no trecho que liga Colinas do Tocantins a Palmeirante, a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (AGETO) se manifestou garantindo que o trabalho técnico realizado no local é de "alta eficácia". [Confira a nota no final da matéria].
"SEGURANÇA GARANTIDA"
Em vídeo também postado nas redes sociais, um técnico da Ageto filma o local explicando a técnica utilizada para reparar a estrutura e garantindo que condutores podem trafegar com tranquilidade e segurança no trecho.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
INTERDIÇÃO E REFORMA
Após a interdição da ponte desde a última quinta-feira (6), devido a danos causados pelas fortes chuvas, a Ageto havia informado que a previsão inicial era de 20 dias para a conclusão dos reparos, mas as equipes finalizaram o trabalho em apenas cinco dias.
De acordo com a Agência, foram realizadas a troca das vigas, reconstrução das cabeceiras e do aterro. Durante a interdição, os motoristas precisaram fazer desvios pela BR-153, passando por Nova Olinda e Araguaína.
QUESTIONAMENTOS
Um dia depois da entrega, um morador da região gravou um vídeo mostrando como ficou a situação no local e questionou a qualidade da reforma.
Nas imagens, o homem relata que o aterro não foi realizado de forma eficiente, continua cedendo gerando mais preocupação quando à segurança da estrutura.
O morador que gravou o vídeo expressou insatisfação, afirmando que a reforma foi realizada de forma rápida e que não confiava na qualidade do serviço.
Confira abaixo a nota na íntegra
A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (AGETO) informa que está ciente e segura quanto à técnica de engenharia utilizada no reparo da cabeceira da ponte sobre o Rio Pombas, na rodovia TO-335. Ressalta que a estrutura está adequada para tráfego de veículos em virtude da aplicação de uma técnica de alta eficácia, que consiste no enrocamento com pedras e compactação de terra.
Enrocamento com Pedras:
Técnica que utiliza pedras de tamanho médio a grande nas cabeceiras de pontes, formando uma camada resistente. Essas pedras são dispostas de forma a criar uma barreira física que dissipa a força da água e reduz o impacto à erosão. O enrocamento é uma solução eficaz porque as pedras permitem a passagem da água, mas retêm o solo, evitando que a terra seja carregada pelas enxurradas.
Compactação de Terra:
Após o posicionamento das pedras, aplicam-se camadas de terra, compactando-as nas áreas adjacentes. Essa terra é compactada para aumentar sua densidade e resistência, garantindo que fique firme e estável mesmo sob condições de chuva intensa. Essa técnica é altamente eficaz porque combina a resistência das pedras com a estabilidade da terra compactada, criando uma solução durável e adaptável às condições climáticas da região.
Palmas, 13 de março de 2025.
Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Estado do Tocantins