Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
24º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
NO TOCANTINS

Atraso em pagamentos do Jovem Trabalhador é alvo de denuncia de jovens aprendizes

13 outubro 2025 - 17h44Por Da Redação

Jovens aprendizes vinculados ao Programa Jovem Trabalhador, executado pela Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) em parceria com o Governo do Tocantins, denunciaram atrasos no pagamento de salários. 

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

De acordo com os relatos denunciados, o pagamento do mês anterior não foi depositado, embora constasse como quitado nos contracheques. Além disso, o salário referente a outubro, previsto para o dia 6, também não havia sido creditado até o momento da denúncia.

Os participantes afirmaram ainda que têm enfrentado dificuldades para obter respostas da Renapsi, recebendo apenas mensagens automáticas e sem esclarecimentos sobre o motivo do atraso. A falta de pagamento tem gerado prejuízos financeiros, como contas vencidas, juros acumulados e problemas para arcar com transporte e mensalidades de cursos.

ESCLARECIMENTO DO GOVERNO DO TOCANTINS

Após a repercussão, o Governo do Tocantins divulgou nota oficial informando que o repasse dos recursos do programa passou por ajustes administrativos, motivados por verificações do Controle Interno durante a conferência de documentos.

Segundo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, as pendências identificadas foram sanadas pela empresa responsável e o pagamento foi autorizado. O governo garantiu que os valores serão creditados nas contas dos beneficiários ainda nesta segunda-feira, (13)

A pasta afirmou ainda que a gestão “prioriza a transparência e a regularidade dos pagamentos, sempre em conformidade com as normas de controle interno e com o compromisso de zelar pela correta aplicação dos recursos públicos”.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Jovem Trabalhador tem como objetivo promover a inclusão social e profissional de jovens entre 16 e 21 anos, oferecendo formação teórica e prática em órgãos públicos e instituições parceiras.

NOTA DA RENAPSI À IMPRENSA

A Renapsi está acompanhando os desdobramentos do caso e atuando para que a situação seja rapidamente regularizada, minimizando assim os transtornos na jornada dos envolvidos. A Instituição lamenta o ocorrido e segue buscando diálogo e alternativas de uma resolução permanente.