O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informou que a prova de baliza continua obrigatória no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A manutenção ocorre mesmo após a publicação da Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em dezembro de 2025, que estabeleceu novas diretrizes para a formação de condutores e abriu a possibilidade de mudanças no formato das provas.
ESTADOS QUE JÁ RETIRARAM A BALIZA
Com a nova resolução, alguns estados decidiram retirar a baliza do exame prático.
Atualmente, a manobra deixou de ser exigida em:
-
Alagoas
-
Amazonas
-
Espírito Santo
-
Goiás
-
Mato Grosso do Sul
-
Pará
-
Paraná
-
São Paulo
O Distrito Federal não aplica o teste desde 2004.
COMO FICA NO TOCANTINS
Segundo o Detran/TO, não houve alteração nas regras aplicadas aos candidatos no estado.
A prova prática segue com:
-
Baliza obrigatória
-
Manobra em rampa
O formato permanece o mesmo até que haja regulamentação nacional específica.
O QUE DIZ A RESOLUÇÃO DO CONTRAN
O artigo 42 da resolução estabelece que as condições, critérios e parâmetros técnicos dos exames de direção veicular devem ser definidos pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por meio do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.
Até o momento, esse manual ainda não foi publicado, o que mantém válidas as regras atuais adotadas no Tocantins.
POSICIONAMENTO DO DETRAN
O Detran/TO informou que realiza estudos para a implementação gradativa das novas diretrizes e acompanha os ajustes operacionais, técnicos e sistêmicos necessários.
O órgão destacou que seguirá cumprindo a legislação vigente, com foco na transparência, na legalidade e na segurança jurídica dos usuários.


Teste segue obrigatório, enquanto outros estados deixam de exigir baliza após resolução do Contran - Crédito: Imagem Ilustrativa 


