Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Comandante Geral explica mudanças na gestão da PM nas três maiores cidades do TO

16 dezembro 2025 - 14h41Por Da Redação

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) anunciou, por meio da Portaria nº 572/2025, publicada em 12 de dezembro, uma série de adequações estratégicas em seus quadros de comando. As mudanças concentram-se, principalmente, nas unidades operacionais das maiores cidades do estado: Palmas, Araguaína e Gurupi.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo a Corporação, o objetivo é fortalecer a gestão, valorizar oficiais com atuação de destaque e aprimorar o planejamento operacional da Polícia Militar em áreas consideradas estratégicas para a segurança pública.

COMANDANTE-GERAL DESTACA CRITÉRIOS TÉCNICOS

O comandante-geral da PMTO, coronel QOPM Márcio Antônio de Barbosa Mendonça, afirmou que as movimentações resultam de uma análise técnica e estratégica, voltada ao aperfeiçoamento contínuo da instituição.

Em vídeo divulgado no Instagram oficial da PMTO, o coronel ressaltou o desempenho dos comandantes que atuavam nas três maiores cidades do estado e explicou que as mudanças buscam reconhecer os resultados obtidos em campo e fortalecer a Corporação em funções de gestão e planejamento.

NOVAS FUNÇÕES ESTRATÉGICAS

As adequações resultaram na designação de comandantes das principais cidades para novas funções na estrutura da PMTO. O tenente-coronel QOPM Thiago Monteiro Martins deixa o comando do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Palmas, e assume a Comunicação Institucional no Estado-Maior.

O tenente-coronel QOPM Valdeone Dias da Silva deixa o comando do 2º BPM, em Araguaína, e passa a responder pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). Já o tenente-coronel QOPM Wesley Dias Costa sai do comando do 4º BPM, em Gurupi, para assumir o comando do 2º BPM, em Araguaína.

NOVOS COMANDANTES NAS UNIDADES

Com a saída do tenente-coronel Thiago Martins, o 1º BPM, em Palmas, passa a ser comandado pelo tenente-coronel QOPM Gustavo Bolentini de Araújo Machado.

O 4º BPM, em Gurupi, passa a ser comandado pelo tenente-coronel QOPM Renato Lisboa, oficial que já atuou na unidade anteriormente, nos postos de tenente e capitão.

Durante as despedidas, os oficiais destacaram o trabalho desenvolvido nas unidades e ressaltaram o compromisso com as novas missões assumidas dentro da Corporação.

OUTRAS UNIDADES TAMBÉM TIVERAM ALTERAÇÕES

Além das mudanças em Palmas, Araguaína e Gurupi, a Portaria nº 572/2025 também prevê alterações de comando nas seguintes unidades: 13º BPM (Taquaruçu), 7º BPM (Guaraí), 10º BPM (Arraias), 4ª Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM (Lagoa da Confusão) e 1ª CIPM (Luzimangues).

O comandante-geral reforçou que a Polícia Militar é uma instituição dinâmica e que as adequações fazem parte de um processo contínuo de fortalecimento da gestão e do serviço prestado à população tocantinense.