Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
Assembleia Aniversário do Tocantins
FERIADÃO OU NÃO

Confira como fica o período de Carnaval nas principais cidades do Tocantins

13 fevereiro 2021 - 10h18Por G1 Tocantins

Tradicionalmente, o fim de semana anterior ao carnaval no Brasil seria de muita folia, shows, blocos nas ruas. Este não é o caso em 2021. O risco ainda presente da Covid-19, após quase um ano dos primeiros casos da doença no país, faz com que a festa cultural mais tradicional brasileira fosse cancelada em praticamente todos os municípios.

No Tocantins não foi diferente. A folia carnavalesca de Gurupi, um dos palcos mais populares da festa no estado, não vai acontecer. Em Palmas, tanto os blocos de rua como o 'Capital da Fé', que é realizado sempre no período do carnaval, estão proibidos.

Mesmo assim, não houve consenso com relação ao ponto facultativo para os servidores públicos. Os funcionários do Governo do Tocantins trabalharão normalmente, já que o governador Mauro Carlesse (DEM) decidiu cancelar o ponto facultativo para evitar aglomerações. Já nos municípios, cada prefeito fez como achou melhor.

Veja como ficou a situação nas 10 maiores cidades do Tocantins

Palmas

A capital não terá ponto facultativo. O expediente nas repartições públicas do município será normal, de 13h às 19h tanto no dia 15 como no dia 16 de fevereiro. Serviços essenciais não terão nenhuma mudança na escala normal de trabalho mesmo no fim de semana.

Já os eventos de carnaval estão proibidos em toda a cidade. Não são permitidas festas ou blocos, mesmo particulares. A medida se aplica ainda a estabelecimentos como clubes, espaços de festas, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, embarcações, ou mesmo em vias públicas, tanto na área urbana como rural. Foram proibidos também os retiros de igrejas.

Capital não terá ponto facultativo de carnaval

Capital não terá ponto facultativo no carnaval. (Foto: Divulgação)

Araguaína

A Prefeitura de Araguaína cancelou o carnaval de rua na cidade, mas optou por manter o ponto facultativo. Os servidores não devem trabalhar na segunda-feira (15) ou na terça (16). A medida não se aplica aos serviços essenciais, aos moldes do que já era feito em anos com festas carnavalescas ocorrendo.

Sobre eventos particulares, segue em vigor o decreto que já proibia a realização de shows e eventos na cidade. Não foi publicada nenhuma medida especifica de restrições durante a festa. Bares e restaurantes podem funcionar das 7h às 23h dos domingos às quintas-feiras, e até a meia-noite das sextas-feiras e sábados ou feriados.


Apesar de ter os eventos cancelados, município deu ponto facultativo. (Foto:Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína)

Gurupi

Assim como Araguaína, Gurupi optou por cancelar a festa, mas manter o ponto facultativo. A diferença está nas datas. Na maior cidade do sul do Tocantins, o ponto facultativo será na terça-feira (16) e em parte da quarta-feira (17). O decreto municipal determina que os funcionários do município devem voltar ao trabalho às 14h.

A prefeitura disse que considerou que no calendário escolar consta como recesso os dias 16 e 17 de fevereiro e também levou em conta a redução na demanda pelos serviços públicos não essenciais.

Sobre os eventos de carnaval, eles entram na proibição em vigor, por tempo indeterminado, das atividades em boates, casas noturnas, eventos culturais, shows artísticos, educacionais e científicos. A gestão disse ao Ministério Público que terá ainda um esquema especial de fiscalização para coibir aglomerações.

Gurupi também decidiu dá o ponto facultativo. (Foto: Secom)

Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional resolveu cancelar o ponto facultativo junto com as festividades do carnaval. Em comunicado publicado nesta sexta-feira (12), a gestão informou que os órgãos públicos vão funcionar normalmente, de 8h às 12h e de 14h às 18h. A medida vale para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Por decreto, está proibida a realização de eventos públicos e privados de qualquer natureza, em ambientes abertos ou fechados, assim como atividades relacionadas ao Carnaval 2021. Reuniões particulares em residências devem respeitar o limite de até 15 pessoas.

Seguindo o exemplo da capital e do Estado, Porto Nacional cancelou as festividades juntamente com o ponto facultativo. (Foto: Divulgação)

Paraíso do Tocantins

Paraíso do Tocantins terá ponto facultativo. O recesso será do dia 15 ao 17 de fevereiro, sendo que o retorno das atividades será às 13h do dia 17, quarta-feira de cinzas. A medida não se aplica aos serviços essenciais.

Não houve publicação de decreto específico sobre eventos durante o período carnavalesco, mas há medidas restritivas para eventos em geral que estão em vigor na cidade. Um decreto válido até o dia 28 de fevereiro proíbe a realização de shows e eventos. Os bares, lanchonetes e restaurantes da cidade só podem funcionar até 23h.

Paraíso do Tocantins também decidiu dá ponto facultativo. (Foto: Rogério Ramos/Prefeitura de Paraíso do Tocantins)

Araguatins

Em Araguatins, no Bico do Papagaio, não haverá ponto facultativo. O expediente na prefeitura será normal durante todo o período de carnaval. O município também cancelou eventos e lançou uma campanha nas redes sociais em que pede que os moradores fiquem em casa.

A cidade está com restrições em vigor para a realização de qualquer tipo de evento que possa causar aglomeração e isso se aplica a festas de carnaval. A gestão adiantou que haverá fiscalização no período. O funcionamento de serviços não essenciais está proibido, o que inclui bares, restaurantes, casas de festa, boates, balneários e similares.


Araguatins não terá ponto facultativo nesse carnaval. (Foto: Divulgação)

Colinas do Tocantins

Colinas do Tocantins terá ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro. O site da prefeitura informa inclusive que o atendimento para pessoas com sintomas gripais será online, pelos telefones 9 9957-4063 ou 9 9109-0252.

Nas unidades e serviços considerados essenciais, que não possam ser paralisados ou interrompidos, como o Hospital Municipal de Colinas (HMC), o atendimento ao público é normal e não haverá recesso durante os dias de ponto facultativo.

Não há programação oficial de carnaval na cidade por causa da pandemia. A Secretaria de Saúde pediu que os moradores evitem aglomerações.

Colinas terá ponto facultativo nesta segunda e terça-feira. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Guaraí

Em Guaraí não haverá ponto facultativo na segunda-feira (15), mas a prefeitura decidiu decretar feriado municipal na terça-feira (16). Na quarta-feira (17) haverá ponto facultativo até o meio-dia. Os serviços considerados essenciais e emergenciais não serão interrompidos.

Já quanto as festas de carnaval, a prefeitura informou que seguirá uma recomendação do Ministério Público para não realizar, patrocinar ou incentivas eventos e que haverá fiscalização contra festas particulares.

Prefeitura de Guaraí decidiu decretar ponto facultativo. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí)

Tocantinópolis

Em Tocantinópolis o ponto facultativo foi mantido e será nos dias 15 e 16 de fevereiro, a segunda e a terça-feira. A medida não vai se aplicar aos serviços essenciais, como nas outras cidades que optaram por manter o recesso.

A cidade também não tem programação própria de carnaval. Não houve publicação de decreto específico sobre realização de eventos no período, mas o município tem em vigor medidas de restrição que proíbem eventos com aglomerações.

Ponto facultativo foi mantido no município de Tocantinópolis. (Foto: Divulgação/Internet)

Dianópolis

A Prefeitura de Dianópolis informou que haverá ponto facultativo na segunda-feira (15) e que na terça-feira (16) será feriado. Os funcionários do município voltam ao trabalho na quarta-feira (17). Mesmo nos dias de recesso, os serviços essenciais não terão alterações.

Como nos demais municípios, não haverá programação de carnaval oficial e um decreto municipal proíbe a realização de festas com aglomeração. Os eventos particulares não foram autorizados no período e haverá fiscalização para coibir eventuais festas ilegais.

Dianópolis também manteve o ponto facultativo. (Foto: Kleiber Arantes)