O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início às obras dos acessos à ponte sobre o Rio Araguaia, estrutura que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). Avaliada em mais de R$ 200 milhões, a ponte está pronta desde o início de 2025, mas segue sem uso por falta de ligação com as estradas nos dois lados do rio.
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SERVIÇOS E INVESTIMENTOS
Segundo o DNIT, estão em execução os serviços de aterro, terraplenagem, colchão drenante, gabiões e a construção de ruas marginais. Também será implantado um contorno viário em Xambioá para reduzir o tráfego pesado no centro urbano. O investimento nessa etapa soma R$ 28 milhões, financiados pelo Novo PAC.
DESAPROPRIAÇÕES DESBLOQUEARAM A OBRA
O avanço das frentes de trabalho só foi possível após a conclusão das desapropriações nas áreas de passagem da rodovia. De acordo com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, esse foi o principal gargalo do projeto.
“Quando assumimos o contrato, em 2023, não havia desapropriações concluídas nem obras nas cabeceiras. Tivemos de negociar com 12 famílias no lado paraense antes de iniciar os serviços”, explicou.
Com a questão fundiária resolvida, o DNIT prevê liberar o tráfego sobre a ponte até dezembro de 2025.
ANDAMENTO DAS FRENTES DE SERVIÇO
Atualmente, estão em execução os aterros de encabeçamento e os trabalhos de drenagem e contenção: o colchão drenante já alcança 65,7% de conclusão, a terraplenagem está em 52,1% e os gabiões em 25,5%. O bueiro celular, com 2,5 metros de altura e largura, já foi finalizado.
Os acessos somam 2.010 metros — sendo 310 no lado do Pará e 1.700 no Tocantins.
PONTE ESTRATÉGICA PARA O MATOPIBA
Com 1.724 metros de comprimento e 12 de largura, a ponte integra o corredor logístico da BR-153 e é considerada fundamental para o escoamento da produção agrícola do Matopiba — região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
UM PROJETO QUE DEMOROU A SAIR DO PAPEL
Assinada em 2017, a obra deveria ter sido entregue em 2021. Disputas judiciais, entraves administrativos e rescisões contratuais atrasaram o cronograma, que só avançou de fato em 2020.
O custo inicial, de R$ 132 milhões, já ultrapassa R$ 232 milhões somando os acessos e a estrutura principal.
Enquanto os acessos não são concluídos, a travessia entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia continua sendo feita por balsa — um trajeto lento e arriscado, como mostra o recente choque de uma embarcação contra um dos pilares da ponte.
Com o avanço atual, o DNIT espera entregar o projeto até o fim de 2025 e consolidar de vez a integração rodoviária entre Tocantins e Pará.


O avanço das frentes de trabalho só foi possível após a conclusão das desapropriações nas áreas de passagem da rodovia. - Crédito: Divulgação DNIT 


