Palmas
35º
Araguaína
37º
Gurupi
38º
Porto Nacional
40º
GOVERNO DO ESTADO

Em nova mudança no alto escalão, Silva Neto assume comando da PM no Tocantins

02 fevereiro 2021 - 19h19Por Redação

O governador Mauro Carlesse (DEM) anunciou nesta terça-feira (02), no Palácio Araguaia, mudanças no primeiro escalão de sua gestão, entre elas a troca do Comando-Geral da Polícia Militar, onde o escolhido para liderar a PM no Estado agora é o ex-comandante do Batalhão em Araguaína, Coronel Silva Neto. As decisões devem ser publicadas no Diário Oficial ainda hoje.

Entre os nomes que integram a nova equipe de Carlesse estão lideranças que já tiveram passagem pelo governo, que também abriu espaço para novos aliados. 

Polícia Militar 

Em meio ao andamento do concurso de novos soldados. O coronel Jaizon Veras deixa hoje o mais alto posto da PM no Tocantins e irá para a reserva remunerada da PM. Agora entra em cena o Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, ex-Chefe da Casa Militar. 

Adetuc

A dança das cadeiras também aconteceu na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), onde Tom Lyra abriu espaço para o ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano, assumir o cargo. O atual gestor da pasta esteve à frente da a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) até o fim do ano passado. 

Lyra acumulava os cargos da Adetuc e Indústria e Comércio, onde ele continuará comandando. 

 Secretaria Extraordinária

Houve mudança também na Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas, que estava sem títular, e agora será gerida pelo ex-prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade Costa, irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade. Otoniel perdeu a disputa pela prefeitura de Porto nas últimas eleições municipais.

Secretaria da Fazenda e Planejamento 

Outra importante mudança ocorre na Secretaria da Fazenda e Planejamento que será dividida em duas, onde o atual titular, Sandro Armando, segue no comando da área da Fazenda e a nova pasta do planejamento ficará com Sergislei Silva de Moura.

Vale lembrar que essas não foram as únicas reformas administrativas feitas por Carlesse em 2020. Durante o mês de janeiro, o governo também fez mudanças na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins, Secretaria de Defesa Agropecuária (Adapec) e Secretaria do Meio Ambiente, além de trocas na governadoria e no próprio gabinete do governador.