Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
31º
Porto Nacional
33º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
SAÚDE PÚBLICA

Estado confirma pagamento de cirurgia urgente para bebê que precisa operar fora do Tocantins

18 fevereiro 2021 - 09h38Por Redação

A angústia da família de um bebê recém-nascido que precisa urgente realizar uma cirurgia cardíaca fora do Estado, parece estar chegando ao fim.

Destacando o fim do recesso bancário, em nota encaminhada à imprensa a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que realizou na tarde de ontem (17), o pagamento na ordem de R$ 187.240,00 reais correspondente ao procedimento cirúrgico da criança, no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).

Ainda de acordo com a SES, o Estado aguarda o sinal da unidade hospitalar, para efetuar a transferência do recém-nascido que está internado na Maternidade Dona Regina desde que nasceu no último dia 28 de janeiro. 

Entenda o caso

O  bebê Samuel Sousa Oliveira nasceu com cardiopatia congênita e precisa passar por uma cirurgia urgente.

No dia do seu nascimento, a mãe Ana da Rocha Sousa, teve que ser submetida a um parto induzido. Em entrevista ao G1, ela explicou que como o bebê não nascia ela teve que fazer uma cesária, mas a transferência deveria ser feita ainda antes do nascimento, porque o menino já nasceu precisando ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

A família acionou a justiça, que ainda na semana passada determinou a transferência imediata da criança para operar fora do Estado, já que o procedimento não é ofertado no Tocantins. Contudo, a unidade onde o procedimento deve ser feito exigia o pagamento antecipado da operação.

O impasse girou em torno do expediente bancário suspenso durante o Carnaval, só sendo possível a realização da operação bancária nesta quarta-feira (17), como foi confirmado pelo governo. 

 A SES destacou ainda que o bebê será transferido para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) totalmente custeado pela gestão estadual.