O Governo do Tocantins anunciou que não irá decretar ponto facultativo no carnaval deste ano. A medida seria devido a pandemia de Covid-19 e evitar aglomerações no estado.
A festa era programada para ocorrer nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro e segundo o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, a decisão foi tomada considerando que os feriados de carnaval é um estímulo para a realização de festas.
“Diferente de outros feriados, quando o Governo decidiu por emendar a folga por mais dias estimulando a população a ficar em casa, o carnaval, pela sua característica, estimula exatamente o contrário: festas e aglomerações. Essa é uma realidade que temos que enfrentar com intuito de ajudar a conter o avanço da pandemia no Tocantins”, explicou Tollini.
As comemorações da data já haviam sido proibidas pelo Poder Público desde de março do ano passado. O estado de calamidade pública decretada pelo governador Mauro Carlesse, proíbe a aglomeração em espaços públicos e privados.
Até essa sexta-feira (05), o Estado possui 10.708 pacientes em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.407 mortes em decorrência da doença.
Além do Tocantins, a suspensão do ponto facultativo já foi anunciado no Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.