Palmas
30º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
SAÚDE PÚBLICA

Estado tem 10 dias para esclarecer sobre falhas e dados de filas de espera em hospitais

07 novembro 2025 - 11h44Por Da Redação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve nova decisão judicial que obriga o Governo do Estado a indicar, em até 10 dias, os nomes dos servidores que vão compor o Grupo Gestor da Transparência, responsável por organizar a divulgação de informações sobre a rede pública de saúde no Portal Integra.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

GRUPO FOI CRIADO APÓS AUDIÊNCIA JUDICIAL

O comitê técnico foi criado em outubro por meio de portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), após audiência no âmbito da ação civil pública movida conjuntamente pelo MPTO e pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPETO).

FALHAS EM DADOS E FILAS DE ESPERA

Segundo o MPTO, apesar da criação do grupo, o Estado ainda não definiu sua composição nem corrigiu falhas na atualização de dados sobre regulação e internações hospitalares.

A Defensoria anexou ao processo levantamento que apontou 19 pacientes à espera de leito de UTI em outubro, sem informações claras sobre critérios de prioridade ou tempo médio de atendimento.

TRANSPARÊNCIA 

Na decisão, a Justiça reforça que a transparência é indispensável para o controle social e para o aprimoramento das políticas públicas, permitindo que a população acompanhe a gestão dos recursos e serviços da saúde.

PRAZOS E METAS ESTABELECIDOS

Além de formar o grupo, o governo deverá agendar reunião com o MPTO, DPETO e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e apresentar, até 5 de dezembro, um cronograma com metas de 30, 60 e 90 dias para o pleno funcionamento do Portal Integra.

MULTA POR DESCUMPRIMENTO

Em caso de descumprimento injustificado, o juiz determinou multa diária de R$ 50 mil, limitada a R$ 500 mil.

O MPTO destacou que o cumprimento da decisão é essencial para assegurar uma gestão pública transparente e eficiente, garantindo à população acesso a informações atualizadas sobre a rede hospitalar do Tocantins.