A educação tocantinense celebrou um resultado histórico na Maratona Tech 2025, maior competição tecnológica do Brasil. Três estudantes e três professores da rede pública garantiram medalhas de ouro, reforçando o impacto das ações do Governo do Tocantins, por meio da Seduc, especialmente com o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), voltado à valorização das escolas e dos profissionais.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
PROJETO PARA MICROEMPRESAS
Medalhista de ouro na categoria III, o estudante Micayron Pinheiro Guimarães, 15 anos, da Escola Estadual Adá de Assis Teixeira (Goiatins), desenvolveu um sistema de gerenciamento de lucros para pequenas mercearias. O trabalho foi orientado pelo professor Leandro Lima Carvalho, também premiado.
O projeto foi testado na mercearia da família do estudante. Micayron destacou a experiência em São Paulo, com visitas ao Insper, Sesc, Arco Instituto, Spectra Investments e iFood. O professor Leandro ressaltou o papel da tecnologia e da inteligência artificial na solução de desafios reais da comunidade.
OURO PARA SÃO VALÉRIO
Na categoria nível II, Cleydson Almiro Castro Modesto, da Escola Estadual Regina Siqueira Campos (São Valério), conquistou medalha de ouro com apoio do professor Paulo Magno Bueno Maia. Ele criou um aplicativo que permite ao cidadão acompanhar o crescimento de árvores e áreas verdes da cidade.
OURO PARA ARAGUAÍNA
A estudante Isabela Palmer Fortes Ferreira, 12 anos, do 6º ano da Escola Paroquial Luiz Augusto (Araguaína), venceu na categoria nível I. Seu professor orientador, Murylo Rocha, também foi medalhista.
Isabela apresentou o projeto Resolução do problema da água quente no bebedouro, que utiliza tecnologia e inteligência artificial para identificar e solucionar falhas em equipamentos de uso comum. A mãe, Cristina Jane, enfatizou a importância da parceria entre escola e família no desenvolvimento da proposta.
ESCOLAS PREMIADAS
Instituições de diversas regiões do Tocantins foram reconhecidas, entre elas:
Colégio Militar Professora Maria Guedes (Palmeirópolis); Escola Estadual Dona Cândida de Freitas (Divinópolis); Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais (Paranã); Escola Paroquial Luiz Augusto (Araguaína); Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia; Centro de Ensino Médio Tiradentes (Palmas); Colégio Estadual Adá de Assis Teixeira (Goiatins); Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa (Augustinópolis); Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior (Axixá do Tocantins); Colégio Estadual Regina Siqueira Campos (São Valério); Colégio Estadual Rui Barbosa (Araguaína); Colégio João D’Abreu (Dianópolis); e Colégio Militar Diaconízio Bezerra da Silva (Paraíso do Tocantins).
SOBRE A MARATONA TECH
Realizada em 25 de novembro, a competição busca aproximar jovens das carreiras tecnológicas e estimular o pensamento científico, crítico e criativo. Nesta edição, participaram 280 mil estudantes.
A primeira fase envolveu desafios práticos de soluções para problemas da comunidade escolar. Na segunda etapa, os participantes realizaram tarefas em parceria com a equipe organizadora. O evento valoriza tanto os estudantes quanto o protagonismo dos professores.
PREMIAÇÃO
A edição deste ano distribuiu 525 medalhas: 35 de ouro, 140 de prata e 350 de bronze. As escolas mais engajadas receberam placas de reconhecimento, e professores destaques foram homenageados.


Estudantes e professores do Tocantins premiados no Maratona Tech 2025 - Crédito: Seduc 


