Palmas
24º
Araguaína
22º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
DANÇA DAS CADEIRAS

César Halum é exonerado e deixa Secretaria de Agricultura do TO

21 novembro 2025 - 09h25Por Da Redação

O secretário de Agricultura e Pecuária do Tocantins, César Hanna Halum, foi exonerado do cargo que ocupava desde 5 de setembro. A saída, a pedido, foi oficializada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

INTERINO ASSUME A PASTA

Na mesma publicação, o governo designou José Américo Rocha Vasconcelos, diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, para responder interinamente pela secretaria a partir desta quinta-feira (20).

PAPEL DE HALUM NO GOVERNO 

Halum foi um dos primeiros nomes escolhidos pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), logo após assumir o comando do Estado. Durante setembro, outras nomeações também foram feitas para recompor o alto escalão das secretarias e autarquias.

NOVAS NOMEAÇÕES 

Nesta semana, Laurez nomeou novos integrantes para o governo:

  • Fabiano Roberto Matos do Vale — secretário de Parcerias e Investimentos

  • Leandro Coutinho Noleto — secretário extraordinário de Políticas de Governo e Descentralizadas

  • Regina Chaves dos Reis — secretária de Cultura

CONTEXTO 

Laurez assumiu a gestão após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O afastamento ocorreu na segunda fase da Operação Fames-19, que investiga um suposto esquema de compra de cestas básicas com desvio de recursos durante a pandemia de Covid-19.