Palmas
27º
Araguaína
31º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
RESULTADO FINAL

Governo do TO divulga edital de remoção interna para professores efetivos

11 setembro 2025 - 09h09Por Da Redação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou nessa quarta-feira, 10, no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado definitivo do edital de remoção interna para professores efetivos da rede estadual.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O processo, lançado em 13 de agosto, ofereceu 490 vagas para mudança de lotação dentro da estrutura da pasta, de acordo com a disponibilidade e a área de atuação.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Para definir a classificação, foram considerados critérios como tempo de serviço, idade e número de faltas não justificadas. A publicação das portarias de remoção está prevista para 29 de setembro, e os professores começarão nas novas unidades a partir do ano letivo de 2026.

REDISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Após a conclusão do processo de remoção, será publicado o edital de redistribuição para preencher vagas remanescentes do concurso de 2023. A medida faz parte do Protocolo de Intenções firmado entre Seduc, Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO) e Ministério Público do Tocantins (MPTO), que garante a realocação de cargos ainda disponíveis.

CONCURSO DA EDUCAÇÃO

Realizado em 2023, o concurso marcou o retorno das seleções públicas após 14 anos, com 5 mil vagas ofertadas para professores regentes, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. Até agora, já foram convocados 4.394 profissionais, incluindo 1.102 excedentes.

Apesar do avanço, disciplinas como Matemática, Química e Física ainda registram falta de aprovados em algumas localidades. Com o edital de redistribuição, candidatos excedentes poderão ser convocados para ocupar essas vagas, conforme a necessidade em cada município.