Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
UNIRG VESTIBULAR COLINAS
Desafio VC Fitness
INSCRIÇÕES ABERTAS

Governo do TO lança selo "Antirracista" para premiar boas práticas em escolas

03 novembro 2025 - 17h01Por Da Redação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou o Selo Escola Antirracista do Tocantins, iniciativa que busca reconhecer e premiar escolas estaduais e municipais que desenvolvem ações pedagógicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do racismo durante o ano letivo de 2025.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O selo será concedido às instituições que comprovarem práticas educativas alinhadas à equidade racial e aos princípios do Poder Afro e das Diretrizes da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 10 DE NOVEMBRO

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 10 de novembro, por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/teyXcFC8MhVJ6UuG8

Podem participar todas as escolas das redes estadual e municipal do Tocantins que promovam uma educação voltada à equidade racial e ao respeito à diversidade.

No ato da inscrição, as escolas devem enviar, em formato PDF, os seguintes documentos:

  • Formulário de identificação da unidade escolar e declaração conjunta com a Superintendência Regional de Educação (SRE);
  • Portfólio de Evidências devidamente preenchido;
  • Termo de autorização de uso de imagem e voz para menores de 18 anos.

Os modelos estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.918 e no site da Seduc.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO

As ações pedagógicas apresentadas no Portfólio de Evidências devem ter sido desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2025, com encerramento até o dia 31 de outubro.

Para receber o selo, as escolas precisam atingir pontuação mínima de 60 pontos, conforme critérios descritos no Anexo III do edital.

UM MARCO NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE

O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, destacou que o lançamento do selo representa um avanço significativo na construção de uma educação mais justa e inclusiva.

“Mais do que um reconhecimento, o Selo é um convite para que todas as escolas se tornem espaços de respeito, representatividade e equidade racial. Reconhecer essas práticas é fortalecer a formação cidadã, o respeito à diversidade e o protagonismo de estudantes e educadores na construção de uma sociedade mais igualitária”, afirmou o secretário.