O Governo do Tocantins conquistou pela primeira vez o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, alcançando 99,18% de índice de transparência. O reconhecimento foi apresentado nesta quinta-feira, 4, durante o IV Congresso Internacional de Tribunais de Contas, em Florianópolis (SC). O resultado coloca o estado no topo da Região Norte e consolida o novo modelo de gestão adotado desde o início do governo Laurez Moreira.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
MODERNIZAÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO
Segundo o governo, a transparência tornou-se prioridade desde o primeiro dia da atual gestão. Laurez Moreira destacou que era inadmissível que o Tocantins figurasse entre as últimas posições do país e determinou a modernização de sistemas, organização de dados e uma política permanente de clareza e acesso às informações. Entre as ações implementadas está a ampliação do Portal da Transparência e o lançamento do Painel de Diárias, que passou a divulgar dados em tempo real com linguagem mais acessível.
AÇÕES INTEGRADAS GARANTEM AVANÇOS
O Selo Diamante é resultado de um trabalho conjunto da Controladoria-Geral do Estado (CGE) com todas as secretarias. O secretário-chefe da CGE, Murilo Centeno, afirmou que equipes revisaram bases de dados, atualizaram sistemas, padronizaram informações e criaram ferramentas que não existiam anteriormente. O Painel de Diárias se destaca como uma das inovações que contribuíram para maior visibilidade e rastreabilidade dos dados públicos.
COMPROMISSO PERMANENTE
Para o governador Laurez Moreira, o reconhecimento representa mais que uma premiação; é a confirmação de um compromisso com a ética e o respeito ao dinheiro público. Ele destacou que o Tocantins passa a consolidar um novo padrão de administração, com governança mais moderna e foco na confiança da população. O próximo passo, segundo o governo, é ampliar ainda mais a oferta de dados abertos e fortalecer o controle social.
PESQUISA NACIONAL
O Radar Nacional de Transparência Pública — projeto da Atricon em parceria com Tribunais de Contas, IRB, CNPTC, Abracom e Conaci — realiza uma avaliação nacional dos portais públicos e incentiva boas práticas de divulgação. O levantamento completo está disponível na página oficial do Radar e coloca o Tocantins entre os destaques do país no quesito transparência ativa.


Governo do Tocantins conquistou pela primeira vez o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, alcançando 99,18% de índice de transparência - Crédito: Divulgação 


