Palmas
23º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
UNIRG VESTIBULAR COLINAS
Supermercados Campelo Agosto
DIÁRIO OFICIAL

Governo do Tocantins encerra mais de mil cargos temporários da Educação

05 novembro 2025 - 10h41Por Da Redação

O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (4) um Ato Declaratório que extingue mais de mil contratos temporários de profissionais lotados na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A decisão, assinada pelo secretário de Estado da Administração, Marcos Duarte, foi justificada “por necessidade de reajustamento na prestação dos serviços”, conforme o texto oficial.

CARGOS AFETADOS 

De acordo com o documento, os contratos encerrados abrangem diversas funções, incluindo professores da educação básica, assistentes administrativos, analistas, psicólogos, assistentes sociais e monitores educacionais.

O ato tem como base a Lei Estadual nº 3.422, de 8 de março de 2019, que regulamenta a contratação de pessoal por tempo determinado no serviço público estadual. A solicitação para a extinção partiu da própria Seduc, por meio de ofício datado de 28 de outubro.

CRISE FINANCEIRA E AJUSTES NA ADMINISTRAÇÃO

A medida ocorre em meio à crise orçamentária enfrentada pelo governo estadual em 2025, durante a gestão interina do governador Laurez Moreira, que assumiu após o afastamento de Wanderlei Barbosa.

Desde outubro, o Executivo tem divulgado dados que apontam um déficit superior a R$ 1 bilhão e dívidas expressivas na área da saúde. Diante desse cenário, o governo tem adotado medidas de contenção e reorganização administrativa em várias pastas.

OUTRAS SECRETARIAS TAMBÉM TIVERAM CONTRATOS ENCERRADOS

Além da Educação, o Diário Oficial trouxe atos semelhantes em outras secretarias, como Saúde, Fazenda, Cidadania e Justiça, além do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Todas as decisões seguem a mesma justificativa de “reajustamento na prestação dos serviços”.