Palmas
22º
Araguaína
26º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
REDES PÚBLICAS DE ENSINO

Governo do Tocantins lança Profe Inclusão para fortalecer educação inclusiva no Estado

30 outubro 2024 - 08h49

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta terça-feira, 29, o Programa de Fortalecimento da Educação Inclusiva (Profe Inclusão), no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Profe Inclusão é direcionado à implementação de práticas pedagógicas inclusivas nas Redes Públicas de Ensino do Tocantins, tendo como objetivo aumentar o número de estudantes com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento, superdotados e surdos participando das atividades escolares.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, comentou sobre a educação que espera ter. “O Profe Inclusão vem como ação de um do eixo da Educação Inclusiva  do Profe, que tem como objetivo principal a normatização da Política de Inclusão e Acessibilidade do Tocantins para os 139 municípios. Como ações prioritárias temos a padronização das salas de recurso, as diretrizes operacionais pedagógicas, guia norteador para educação inclusiva e formação de professores e demais profissionais para a educação inclusiva e acessibilidade.”, destacou Fábio Faz.

O gerente de Educação para os Transtornos do Neurodesenvolvimento e Classes Hospitalares, Marcony Messias, ressalta a importância do evento. “É um evento que traz o tema abordado por diversos profissionais, com isso esperamos alcançar todas as pessoas, de modo que seja o mais inclusivo possível, principalmente as pessoas neurodivergentes”, enfatizou o gerente Marcony.

 Formação e capacitação

No evento de lançamento, ainda teve início as formações voltadas para a qualificação dos educadores para atender à diversidade dos estudantes. Com carga horária de 60 horas, as primeiras formações ocorrem nos dias 29, 30 e 31, de forma híbrida.

A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, destaca que “a formação é uma das ações prioritárias no Profe Inclusão, e vai alcançar toda equipe escolar em outras etapas em 2025. Garantindo que o estudante que tem algum tipo de transtorno neurodivergente seja atendido com práticas pedagógicas interventivas que proporcionem a aprendizagem", pontuou.

A professora Cleurislene Ferreira, da Escola Estadual Amâncio de Moraes, de Paraíso do Tocantins, pontuou que “a formação contribui com os profissionais para que possam desenvolver o trabalho nas escolas de forma mais tranquila, visto que há uma grande diversidade de pessoas e que todas essas pessoas devem ser atendidas nas suas individualidades”, afirmou.

A professora Eda Regina de Barros, da Sala de Recursos, da Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, do município de Arapoema, comentou sobre suas expectativas para a formação. “A formação traz conhecimentos importantes sobre inclusão. Isso faz com que a gente aplique com maior segurança na prática de sala de aula. Além do que, tudo isso é um assunto que tem despertado bastante os profissionais e gestores de educação, bem como a sociedade de modo geral. Assim, o processo de inclusão pode ocorrer de maneira mais geral”, pontuou.