O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anunciou a abertura da janela de plantio de soja sequeiro para a safra 2025/2026. O período começa nesta quarta-feira (1º) e segue até 15 de janeiro de 2026.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
CADASTRO OBRIGATÓRIO
Todos os produtores devem cadastrar as áreas cultivadas junto à Adapec até o quinto dia útil após o término da janela de plantio. O procedimento é obrigatório e tem como objetivo auxiliar no monitoramento e controle de pragas.
Segundo Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, a medida é essencial para conter a principal ameaça da cultura. “É por meio deste cadastro que a Agência realiza o monitoramento, a prevenção e o controle da ferrugem asiática e de outras pragas”, destacou.
IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou o peso da soja na economia tocantinense. “Na safra passada, tivemos 1.465.383 hectares cadastrados e nossa expectativa é de aumento nesta safra. Contamos com a parceria dos sojicultores para garantirmos uma produção saudável e com pragas controladas”, afirmou.
COMO CADASTRAR
Para efetivar o cadastro, o produtor rural deve acessar o site da Adapec (https://www.to.gov.br/adapec/), reunir a documentação exigida, efetuar o pagamento da taxa e entregar os documentos na unidade da Agência de seu município dentro do prazo. O não cumprimento da norma pode resultar em sanções previstas na legislação.


Áreas cultivadas devem ser cadastradas na Adapec - Crédito: Keven Lopes


