Palmas
23º
Araguaína
24º
Gurupi
28º
Porto Nacional
24º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
UNIRG COLINAS
GESTÃO ESTADUAL

Laurez instala gabinete temporário na Saúde para tentar "estancar" crise na rede hospitalar

10 novembro 2025 - 11h32Por Da Redação

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, instalou temporariamente o gabinete na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) neste sábado (8). A medida tem como objetivo acompanhar de forma direta os projetos em andamento e as ações voltadas à reorganização administrativa e operacional da rede estadual de saúde.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Durante o encontro com secretários e técnicos da pasta, foi apresentado um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. De acordo com os dados, o Estado é responsável por 89% das internações hospitalares do SUS — cerca de 85 mil por ano — e por 97% dos partos realizados, o que equivale a aproximadamente 20 mil anualmente.

A rede estadual é formada por oito regiões de saúde, que somam 1.745 leitos clínicos (71% do total existente) e 280 leitos de UTI (97% dos disponíveis em todo o Estado).

PRIORIDADES E AVALIAÇÃO DO SISTEMA

Segundo o governador Laurez Moreira, a transferência do gabinete para a SES faz parte de um esforço de diagnóstico e reorganização. “Já fizemos um levantamento da situação financeira da pasta, o que nos levou a decretar emergência na saúde. Agora, estamos analisando os projetos para definir prioridades e ajustar o que for necessário”, explicou.

O secretário da Saúde, Vânio Rodrigues, destacou que a presença do governador na secretaria contribui para acelerar decisões e integrar diferentes áreas da administração. “Essa integração facilita o andamento dos processos e permite um acompanhamento mais realista das demandas”, afirmou.

GESTÃO ESTRATÉGICA E PRÓXIMOS PASSOS

Durante a reunião, a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES, Luiza Regina Noleto, apresentou informações sobre projetos e ações que servirão de base para as próximas decisões do governo.

Também participaram da agenda os secretários Luiza Rocha (Comunicação), Ronaldo Dimas (Planejamento e Orçamento), Bruno Azevedo (Segurança Pública), Irana Coelho (Casa Civil), além do chefe de gabinete Ailton Parente Araújo e da presidente do Igeprev-TO, Bárbara Jesuína Mendes Gomes.