Palmas
30º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
GESTÃO ESTADUAL

Laurez instala gabinete temporário na Saúde para tentar "estancar" crise na rede hospitalar

10 novembro 2025 - 11h32Por Da Redação

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, instalou temporariamente o gabinete na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) neste sábado (8). A medida tem como objetivo acompanhar de forma direta os projetos em andamento e as ações voltadas à reorganização administrativa e operacional da rede estadual de saúde.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Durante o encontro com secretários e técnicos da pasta, foi apresentado um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. De acordo com os dados, o Estado é responsável por 89% das internações hospitalares do SUS — cerca de 85 mil por ano — e por 97% dos partos realizados, o que equivale a aproximadamente 20 mil anualmente.

A rede estadual é formada por oito regiões de saúde, que somam 1.745 leitos clínicos (71% do total existente) e 280 leitos de UTI (97% dos disponíveis em todo o Estado).

PRIORIDADES E AVALIAÇÃO DO SISTEMA

Segundo o governador Laurez Moreira, a transferência do gabinete para a SES faz parte de um esforço de diagnóstico e reorganização. “Já fizemos um levantamento da situação financeira da pasta, o que nos levou a decretar emergência na saúde. Agora, estamos analisando os projetos para definir prioridades e ajustar o que for necessário”, explicou.

O secretário da Saúde, Vânio Rodrigues, destacou que a presença do governador na secretaria contribui para acelerar decisões e integrar diferentes áreas da administração. “Essa integração facilita o andamento dos processos e permite um acompanhamento mais realista das demandas”, afirmou.

GESTÃO ESTRATÉGICA E PRÓXIMOS PASSOS

Durante a reunião, a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES, Luiza Regina Noleto, apresentou informações sobre projetos e ações que servirão de base para as próximas decisões do governo.

Também participaram da agenda os secretários Luiza Rocha (Comunicação), Ronaldo Dimas (Planejamento e Orçamento), Bruno Azevedo (Segurança Pública), Irana Coelho (Casa Civil), além do chefe de gabinete Ailton Parente Araújo e da presidente do Igeprev-TO, Bárbara Jesuína Mendes Gomes.