O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), anunciou nesta terça-feira (9) a suspensão do contrato de um jatinho de luxo, avaliado em R$ 20 milhões. A aeronave estava à disposição do governador afastado pelo STJ, Wanderlei Barbosa (Republicanos) e da primeira-dama, Karynne Sotero.
ÁREAS PRIORITÁRIAS
Em entrevista à repórter Ana Rehbein, da TV Anhanguera, Laurez afirmou que a decisão faz parte de uma estratégia para conter gastos e redirecionar recursos públicos para setores como saúde, educação e infraestrutura.
“Não é razoável que, em um Estado com tantas necessidades urgentes, haja a manutenção de um contrato desse porte para atender a interesses particulares. Suspendemos imediatamente o uso da aeronave e vamos aplicar esse recurso onde realmente é necessário para a população”, declarou.
CONTEXTO POLÍTICO
O afastamento de Wanderlei Barbosa foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça em razão de investigações em andamento. Desde então, Laurez assumiu o comando do Executivo e iniciou mudanças administrativas, com foco em reduzir despesas e redefinir prioridades da gestão.
SÍMBOLO DE MUDANÇA
A suspensão do jatinho é considerada um gesto simbólico, que reforça a postura de austeridade e eficiência defendida pelo governador em exercício. A medida busca marcar diferença em relação à responsabilidade no uso de recursos públicos na atual administração.


Laurez assumiu o comando do Executivo e iniciou mudanças administrativas, com foco em reduzir despesas e redefinir prioridades da gestão. - Crédito: Colagem Portal O Norte


