Palmas
27º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
DE OLHO!

MP cobra exoneração de condenado por estelionato que virou Secretário

19 janeiro 2021 - 14h29Por Redação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu uma recomendação administrativa à prefeita de Guaraí, no norte do Estado, para que revogue a nomeação de secretário condenado por estelionato e associação criminosa.

Segundo o MP, a nomeação de Hugo Nunes Coelho para comandar a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos viola o princípio da moralidade, que está presente na Constituição Federal. A recomendação foi feita para a prefeita Fátima Coelho (DEM).

Hugo Coelho foi condenado à pena de dois anos de reclusão e vinte dias-multa, que foram substituídas por duas penas restritivas de direitos. Ele foi julgado por crimes de estelionato e associação criminosa e os crimes teriam ocorrido entre os anos de 2014 e 2015.

Além de Coelho, outras quatro pessoas também atuavam nas práticas criminosas, que consistiam em obter vantagens ilícitas na concessão de cotas de cartas de consórcio contempladas por instituições financeira.

Ainda no texto, o promotor de justiça responsável, Adriano Zizza, concedeu 10 dias para que Fátima responsa sobre a recomendação e advertiu que o não cumprimento poderá resultar na adoção de medidas judiciais cabíveis.