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APÓS TRAGÉDIA

Obras de nova ponte entre Tocantins e Maranhão avançam; veja o que já foi feito

30 abril 2025 - 11h51Por Da Redação

A construção da nova ponte entre os estados do Tocantins e do Maranhão já alcançou 20% de execução, segundo informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A estrutura está sendo erguida na BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

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A ponte anterior, conhecida como Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, desabou em 22 de dezembro de 2024, provocando uma tragédia que deixou 17 vítimas, entre mortos e desaparecidos. Desde então, a reconstrução virou prioridade para garantir a ligação entre os dois estados.

INVESTIMENTO

O novo projeto prevê uma ponte mais moderna e segura, com 100 metros a mais de comprimento em relação à estrutura anterior. O total será de 630 metros de extensão, com um vão livre de 154 metros.

A obra tem previsão de ser entregue até o dia 22 de dezembro de 2025 e está sendo financiada com R$ 171,9 milhões do Governo Federal.

FUNDAÇÕES E PILARES

De acordo com o DNIT, a construção está sendo realizada em fases. Até o momento, já foram executadas:

  • 16 das 26 fundações previstas

  • 12 dos 26 pilares planejados

Além disso, estão em andamento 1 fundação e 6 pilares. A expectativa é de que essa fase seja concluída até o final de junho deste ano.

Esses elementos são fundamentais para sustentar a nova ponte, especialmente nas áreas onde serão instaladas as vigas pré-moldadas.

SEGUNDA ETAPA

O próximo passo da obra depende de liberação técnica e inclui:

  • Execução das travessas e da superestrutura no trecho com vigas pré-moldadas

  • Construção das fundações e pilares no trecho com balanço sucessivo

Segundo o DNIT, essa etapa prevê a produção e instalação de:

  • 2.088 pré-lajes

  • 45 vigas pré-moldadas

Esse tipo de estrutura garante mais agilidade na execução e mais segurança ao tráfego, com menor impacto ambiental e melhor distribuição de carga.

COMO SERÁ A NOVA PONTE

A nova ponte foi projetada para garantir mais segurança e conforto aos usuários. As especificações incluem:

  • Duas faixas de rolamento, com 3,6 metros cada

  • Dois acostamentos, com 3 metros cada

  • Barreiras de proteção lateral

  • Dois passeios para pedestres

  • Guarda-corpo nas duas extremidades do tabuleiro

Essas melhorias estruturais visam atender ao fluxo de veículos leves e pesados que circulam entre os dois estados, além de garantir o deslocamento seguro de pedestres.

RELEMBRE A TRAGÉDIA 

No dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50, um trecho da antiga ponte desabou repentinamente. O momento foi registrado por um vereador de Aguiarnópolis, que havia denunciado anteriormente a precariedade da estrutura.

No momento da queda, passavam pelo local:

  • 2 caminhonetes

  • 1 carro de passeio

  • 3 motocicletas

  • 4 caminhões, sendo 3 com cargas perigosas (ácido sulfúrico e agrotóxicos)

O acidente provocou a morte de 14 pessoas, outras 3 continuam desaparecidas, e apenas 1 pessoa sobreviveu.

DEMOLIÇÃO DA ANTIGA ESTRUTURA

Para permitir o início das obras da nova ponte, o que restava da antiga estrutura precisou ser removido. A demolição foi feita no dia 2 de fevereiro de 2025.

Na ação, foram usados 250 kg de explosivos, e a implosão da Ponte Juscelino Kubitschek durou aproximadamente 15 segundos. Logo em seguida, os trabalhos de fundação da nova ponte foram iniciados.

OBRAS TRAZEM ESPERANÇA PARA A REGIÃO

Com o avanço da construção, moradores e motoristas da região voltam a ter esperança de uma travessia segura e eficiente. A ponte é fundamental para o escoamento da produção agrícola, transporte de cargas e o acesso entre Norte e Nordeste do país.

A previsão é de que, até o fim de 2025, a nova estrutura esteja pronta para uso, restaurando totalmente a ligação entre os dois estados e deixando para trás o cenário da tragédia.