A construção da nova ponte entre os estados do Tocantins e do Maranhão já alcançou 20% de execução, segundo informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A estrutura está sendo erguida na BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A ponte anterior, conhecida como Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, desabou em 22 de dezembro de 2024, provocando uma tragédia que deixou 17 vítimas, entre mortos e desaparecidos. Desde então, a reconstrução virou prioridade para garantir a ligação entre os dois estados.
INVESTIMENTO
O novo projeto prevê uma ponte mais moderna e segura, com 100 metros a mais de comprimento em relação à estrutura anterior. O total será de 630 metros de extensão, com um vão livre de 154 metros.
A obra tem previsão de ser entregue até o dia 22 de dezembro de 2025 e está sendo financiada com R$ 171,9 milhões do Governo Federal.
FUNDAÇÕES E PILARES
De acordo com o DNIT, a construção está sendo realizada em fases. Até o momento, já foram executadas:
-
16 das 26 fundações previstas
-
12 dos 26 pilares planejados
Além disso, estão em andamento 1 fundação e 6 pilares. A expectativa é de que essa fase seja concluída até o final de junho deste ano.
Esses elementos são fundamentais para sustentar a nova ponte, especialmente nas áreas onde serão instaladas as vigas pré-moldadas.
SEGUNDA ETAPA
O próximo passo da obra depende de liberação técnica e inclui:
-
Execução das travessas e da superestrutura no trecho com vigas pré-moldadas
-
Construção das fundações e pilares no trecho com balanço sucessivo
Segundo o DNIT, essa etapa prevê a produção e instalação de:
-
2.088 pré-lajes
-
45 vigas pré-moldadas
Esse tipo de estrutura garante mais agilidade na execução e mais segurança ao tráfego, com menor impacto ambiental e melhor distribuição de carga.
COMO SERÁ A NOVA PONTE
A nova ponte foi projetada para garantir mais segurança e conforto aos usuários. As especificações incluem:
-
Duas faixas de rolamento, com 3,6 metros cada
-
Dois acostamentos, com 3 metros cada
-
Barreiras de proteção lateral
-
Dois passeios para pedestres
-
Guarda-corpo nas duas extremidades do tabuleiro
Essas melhorias estruturais visam atender ao fluxo de veículos leves e pesados que circulam entre os dois estados, além de garantir o deslocamento seguro de pedestres.
RELEMBRE A TRAGÉDIA
No dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50, um trecho da antiga ponte desabou repentinamente. O momento foi registrado por um vereador de Aguiarnópolis, que havia denunciado anteriormente a precariedade da estrutura.
No momento da queda, passavam pelo local:
-
2 caminhonetes
-
1 carro de passeio
-
3 motocicletas
-
4 caminhões, sendo 3 com cargas perigosas (ácido sulfúrico e agrotóxicos)
O acidente provocou a morte de 14 pessoas, outras 3 continuam desaparecidas, e apenas 1 pessoa sobreviveu.
DEMOLIÇÃO DA ANTIGA ESTRUTURA
Para permitir o início das obras da nova ponte, o que restava da antiga estrutura precisou ser removido. A demolição foi feita no dia 2 de fevereiro de 2025.
Na ação, foram usados 250 kg de explosivos, e a implosão da Ponte Juscelino Kubitschek durou aproximadamente 15 segundos. Logo em seguida, os trabalhos de fundação da nova ponte foram iniciados.
OBRAS TRAZEM ESPERANÇA PARA A REGIÃO
Com o avanço da construção, moradores e motoristas da região voltam a ter esperança de uma travessia segura e eficiente. A ponte é fundamental para o escoamento da produção agrícola, transporte de cargas e o acesso entre Norte e Nordeste do país.
A previsão é de que, até o fim de 2025, a nova estrutura esteja pronta para uso, restaurando totalmente a ligação entre os dois estados e deixando para trás o cenário da tragédia.


Construção da ponte na BR-226 está em andamento - Crédito: DNIT


