Palmas
37º
Araguaína
41º
Gurupi
43º
Porto Nacional
40º
Assembleia Aniversário do Tocantins
Assembleia Aniversário do Tocantins
CAPITÃ LOUISE

Oficial Militar se torna primeira do Tocantins apta para missões da ONU

23 novembro 2020 - 16h42Por Ascom/Governo do Tocantins

Capitã Louise finalizou o Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP), na cidade do Rio de Janeiro e agora pode assumir a função de United Nations Police em uma das 13 missões de paz da Organização das Nações Unidas.

A oficial da Polícia Militar do Tocantins, capitã Louise Martins Alcanfor, foi recebida na manhã desta segunda-feira, 23, em Palmas, no gabinete do comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, após ter concluído no último sábado, 21, o Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP), destinado a preparar militares para exercer as funções de Observadores Militares, Oficiais de Estado-Maior e Policiais das Nações Unidas.

Capitã Louise é a primeira policial militar da instituição a conseguir aprovação na seleção para o estágio, e realizar o EPMP, que exige dentre outros requisitos, fluência em inglês, já que todas as aulas foram nesta língua. A seleção foi realizada no final do ano passado, e a parte EAD no começo de 2020. Em virtude da pandemia, a parte presencial do Estágio que seria em março, precisou ser adiada para novembro.

O Estágio foi composto de três fases e contou com a participação de militares de todo o Brasil, incluindo policiais militares, bombeiros e militares estrangeiros. As duas primeiras fases foram por meio de ensino à distância, já a terceira fase ocorreu no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e durou cinco semanas (de 19/10 a 21/11/2020). Participaram 40 alunos, sendo nove policiais militares de vários estados e os demais militares das Forças Armadas.

Com a conclusão do curso, capitã Louise está apta a ser policial das Nações Unidas, e aguarda o chamado da ONU no Brasil para a próxima fase, UNPOL - United Nations Police em uma das 13 missões de paz da ONU. A profissional está atualmente lotada no 5º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Porto Nacional, onde comanda a 1ª Companhia da Unidade. “Sinto-me honrada e ao mesmo tempo carregando uma grande responsabilidade em ser a primeira representante do Tocantins apta às missões de paz da ONU”, declarou a capitã Louise.

O comandante-geral da PM, coronel Jaizon, parabenizou a policial militar pelo seu empenho e profissionalismo, desde a seleção até a conclusão do Estágio, que exigiu total dedicação da oficial. Ele destacou ainda o pioneirismo de capitã Louise, como primeira profissional da instituição a realizar este curso e se tornar apta a participar de missões de cunho internacional, como as missões de paz da ONU. “O governo do estado do Tocantins, aqui representado pela Polícia Militar, parabeniza capitã Louise pelo seu desempenho e ousadia, reforçando o compromisso com a constante capacitação de nossos profissionais”, finalizou coronel Jaizon.