Palmas
24º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Orçamento de 2025 ameaça travar se Wanderlei mexer na LOA enviada por Laurez

09 dezembro 2025 - 08h29Por Da Redação

Mesmo após o envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025, qualquer mudança mais profunda proposta pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) pode atrasar a aprovação do orçamento. A peça já está protocolada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e estima receita de R$ 19,585 bilhões.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O documento foi entregue pelo deputado Laurez Moreira (PSD) e está sob relatoria de Olyntho Neto (Republicanos). O prazo para apresentação de emendas se encerra nesta semana.

TRAMITAÇÃO SEGUE PRAZOS REGIMENTAIS

De acordo com a assessoria do presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, a análise do PLOA está dentro do cronograma previsto. O governo ainda pode sugerir ajustes, inclusive em pontos que se conectam à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

ALTERAÇÕES PROFUNDAS EXIGEM REINÍCIO DO PROCESSO

A Aleto esclarece que eventuais mudanças estruturais na destinação dos recursos exigem a retirada do projeto para reformulação. Nesse caso, o texto precisaria ser reenviado e todo o processo seria reiniciado, incluindo prazos de análise, emendas e pareceres.

Segundo a assessoria da Casa, qualquer mudança dessa natureza obriga o governo a “submeter novamente o documento ao Legislativo e reiniciar o processo de apreciação com seus devidos prazos”.

RISCO DE INÍCIO DO ANO SEM ORÇAMENTO

Se a votação não for concluída ainda em dezembro, o Tocantins pode iniciar 2025 sem a Lei Orçamentária aprovada. Nessa situação, o Estado passa a operar com o mecanismo legal que autoriza o uso mensal de 1/12 do orçamento previsto até que a LOA seja votada e sancionada.