Dois pescadores resgataram um boto que havia ficado encalhado na praia da Sambaíba, em Pium, região centro-oeste do Tocantins. A cena foi registrada em vídeo e emocionou os envolvidos no salvamento.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
RESGATE NA FAIXA AREIA
Paulo Pereira Matos e seu cunhado, Cleidivan Alves, encontraram o animal preso na areia durante uma pescaria no rio Javaés. Com muito esforço, eles empurraram o boto por cerca de 50 metros até a parte mais funda do rio, onde ele pôde voltar a nadar.
“Foi muito emocionante ver um animal tão grande e bonito. Quando percebemos que ele estava encalhado, a primeira reação foi tentar salvar. Ficamos felizes por conseguir”, contou Paulo.
EMOÇÃO E SURPRESA
O momento foi registrado pela esposa de Paulo, Poliana Maciel. Nas imagens, os pescadores aparecem carregando o boto, que tinha aproximadamente 1,80 metro de comprimento e apresentava alguns arranhões.
“Eu nunca tinha passado por isso. A gente sempre vai no rio Javaés e vê eles de longe. Mas tão de perto assim, nunca. Foi emocionante”, relatou Paulo.
RAPIDEZ E SALVADO
De acordo com Cleidivan, o animal parecia cansado e inquieto. Por isso, não houve tempo hábil para acionar autoridades ambientais.
“Na situação que ele estava, eu acredito que não ia sobreviver. Então a gente fez o que é certo. Como não dava tempo de chamar ninguém, decidimos agir rápido. Levamos ele para o fundo, esperamos um pouco até ele se recuperar e soltamos. Ele saiu tranquilinho”, disse Cleidivan.
O resgate aconteceu no dia 17 de junho de 2025, em uma faixa de areia entre o porto Canguçu e a praia Sambaíba.