Os candidatos que se inscreveram no concurso da Polícia Militar têm até essa terça-feira (09), para fazer o pagamento da taxa.
O valor da inscrição é de R$ 80,00 e é necessária para confirmar a participação do candidato no certame. Ao todo são oferecidas mil vagas para soldados, sendo 25 para músicos, 20 para técnicos em enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal.
Os salários iniciais, após o curso de formação, são de R$ 3.330,99. A aplicação das provas está prevista para ocorrer no dia 14 de março e terá duração de cinco horas. Serão 60 questões de língua portuguesa; atualidades e conhecimentos sobre o Tocantins; noções de direito; normas relativas à PM e conhecimento específico da respectiva área técnica.
Para mais informações acesse o Edital na íntegra.
Polêmicas
O novo concurso está sendo realizado após o cancelamento do certame anterior por motivos de fraudes. Após o lançamento do edital, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com uma ação pedindo que o documento fosse corrigido.
O motivo era a falta de vagas para negros e pessoas com deficiência, como prevê a legislação. Além disso o edital proibia o ingresso de candidatos com doenças sexualmente transmissíveis.
A PM informou que antes da publicação, foi solicitado um parecer junto à Procuradoria Geral do Estado quanto a reserva de vagas para portadores e deficiência e a comissão chegou ao entendimento que as constituições Federal e Estadual reconhecem as instituições militares como de uma natureza especial e que não há obrigatoriedade de reservar vagas exclusivas a portadores de deficiência física.