A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais do Tocantins, Karynne Sotero, e a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, idealizadora do Projeto Padaria Artesanal, participaram nesta quinta-feira, 10, em Brasília/DF, de uma capacitação promovida pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A visita reforça o compromisso do Tocantins com políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e economia social.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
PROJETO PADARIA ARTESANAL CHEGA AO TOCANTINS
O Projeto Padaria Artesanal será implementado no Tocantins por meio do programa estadual Mãos que Criam, com inauguração prevista para maio deste ano. A coordenação é da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em conjunto com a Agência de Fomento do Tocantins.
A iniciativa oferece capacitação profissional e acesso a crédito facilitado, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda, especialmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. Após a conclusão dos cursos, os participantes poderão solicitar financiamento com juros reduzidos, carência e prazos acessíveis.
IMPACTO SOCIAL E PARCERIAS
Durante a visita, a primeira-dama Karynne Sotero destacou a importância da iniciativa:
“Esse projeto da Padaria Artesanal fará uma grande diferença. As seis pessoas que estão participando da formação aqui em Brasília vão levar todo esse conhecimento de volta para o Tocantins. Projetos como esse transformam realidades e fazem a diferença no nosso estado e na vida das pessoas.”
Também participaram do evento a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina dos Santos, e a secretária Executiva da Governadoria do Tocantins, Kátia Chaves.
CAPACITAÇÃO EM BRASÍLIA
Seis servidores da Gerência de Inclusão Produtiva da Setas participam da formação e irão compor o futuro Polo Regional de Inclusão Produtiva de Palmas. São eles:
-
Instrutores: Marco Antônio e Ronaldo dos Santos Araújo
-
Coordenadores: Dorivan Borges, Neuzivan Duarte, Renildo Rodrigues e Kátia Reijane
Esses profissionais estão sendo preparados como agentes multiplicadores, com a missão de replicar os conhecimentos adquiridos em suas comunidades.
A capacitação contou com oito horas de formação, incluindo a produção de dez receitas de pães artesanais, utilizando técnicas simples que não exigem estrutura profissional. Também foram abordados temas como higiene, cidadania e empreendedorismo. A parte teórica foi conduzida por Jeferson Fróes, gerente de projetos do Senac Nacional, e as práticas ocorreram em uma cozinha montada no salão de uma igreja.
OBJETIVO DO PROJETO
O Projeto Padaria Artesanal visa capacitar agentes indicados por instituições parceiras, para que, ao retornarem às suas localidades, possam atuar como multiplicadores das técnicas aprendidas. A proposta promove a inclusão produtiva e estimula o empreendedorismo, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade.
A secretária executiva da Governadoria, Kátia Chaves, também reforçou a importância da ação:
“Realizamos diversos cursos nessa área e muitos tocantinenses conseguiram se profissionalizar por meio de iniciativas como essa. Talvez não tivessem uma profissão antes, mas se encontraram em uma nova.”
Ela agradeceu especialmente à primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, e à segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, pelo trabalho desempenhado na área social.