Palmas
28º
Araguaína
33º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
CONQUISTA AMEAÇADA

Professor é selecionado para formação na Suíça mas falta verba para representar o TO

20 junho 2025 - 12h54Por Da Redação

O professor de Física da rede estadual do Tocantins, Francisco Rodrigues de França Filho, alcançou uma das maiores conquistas da educação científica mundial. Ele foi selecionado para participar da Escola de Professores do CERN 2025, promovida pelo maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na Suíça.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O curso acontecerá entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro de 2025, com atividades programadas em Lisboa (Portugal), Genebra e Berna (Suíça).

SEGUNDA VEZ 

Francisco Rodrigues é mestre em Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e leciona há mais de dez anos na Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, em Sítio Novo do Tocantins.

Ele é apenas o segundo educador do estado a conquistar uma vaga no programa. A última participação de um tocantinense ocorreu em 2012.

CONQUISTA AMEAÇADA 

Apesar da conquista histórica, a participação do professor ainda está em risco. Isso porque os custos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes. Francisco já protocolou pedidos de apoio financeiro junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO) e à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araguatins, mas ainda não obteve resposta positiva.

“Jamais imaginei conhecer o CERN. Agora fui selecionado para uma formação no maior centro de pesquisas físicas do planeta, e ainda poderei visitar a casa de Albert Einstein, em Berna. Estou extremamente feliz, mas sem apoio financeiro é inviável custear tudo sozinho”, desabafou o professor.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A Escola de Professores do CERN é voltada a docentes de Física do Ensino Médio e promove uma formação intensiva sobre Física Moderna e Física de Partículas. O objetivo é atualizar as práticas pedagógicas e criar redes internacionais de cooperação científica.

Ao final da formação, os participantes são avaliados por um exame de proficiência e recebem certificação internacional como Divulgadores Científicos do CERN e da Escola Brasileira de Física de Partículas.

PROGRAMAÇÃO 

O cronograma inclui aulas práticas e teóricas nos laboratórios do CERN e do Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP), além de visitas técnicas e encontros com professores de países de língua portuguesa. O encerramento será com uma visita ao museu e à casa de Albert Einstein, em Berna.

IMPACTO PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA 

Segundo Francisco, o conhecimento adquirido será repassado aos estudantes e colegas da rede estadual, por meio de oficinas, cursos, materiais didáticos e projetos de divulgação científica.

Fundado em 1954, o CERN é considerado um dos maiores centros de pesquisa em física de partículas e altas energias do mundo, reunindo mais de 12 mil pesquisadores de 70 países.

Francisco Rodrigues é o segundo educador do estado a conquistar vaga no programa

Mestre em Física, docente precisa de apoio financeiro para participar do curso na Europa/ Foto: Divulgação | Arquivo pessoal