Palmas
28º
Araguaína
33º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
APOIO RURAL

Projeto pretende distribuir 35 mil toneladas de calcário para agricultores familiares

28 junho 2025 - 08h33Por Da Redação

O Governo do Tocantins deu início, nesta quarta-feira (25), ao projeto de distribuição de calcário para agricultores familiares. A ação teve início em Nova Rosalândia, na região central do estado, com a entrega simbólica de um caminhão do insumo a um produtor da região.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A iniciativa tem o objetivo de corrigir o solo, aumentar a produtividade, gerar mais renda e empregos no campo.

AÇÃO TERÁ ALCANCE ESTADUAL

Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o projeto vai contemplar várias regiões do Tocantins. Na primeira etapa, serão beneficiados produtores de Xambioá, Bandeirantes, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pugmil, Natividade e Taguatinga, além de Nova Rosalândia.

A ação é financiada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

MAIS PRODUÇÃO E SOLO DE QUALIDADE

“O objetivo é entregar calcário para que os pequenos produtores corrijam o solo e melhorem suas produções. Estamos investindo fortemente na agricultura familiar”, destacou o governador Wanderlei Barbosa, que participou da entrega simbólica no distrito de Campo Maior.

BENEFÍCIO DIRETO AO PEQUENO PRODUTOR

O secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, reforçou que o calcário tem impacto direto na qualidade ambiental e na produtividade: “Com o solo corrigido, o produtor poderá produzir mais na mesma área, de forma sustentável”.

MUNICÍPIO CELEBRA INICIATIVA

O prefeito de Nova Rosalândia, Enoque Portílio, comemorou o início do projeto no município. “Estamos sediando um evento que vai mudar a vida do pequeno produtor. Mais de 80% dos alimentos vêm da agricultura familiar, e essa ação fortalece ainda mais esse setor tão essencial”, afirmou.

VISITA TÉCNICA À EMPRESA FORNECEDORA

Durante a cerimônia, houve ainda visita à empresa que será responsável por fornecer o insumo que será entregue aos agricultores nos municípios beneficiados.