O Governo do Tocantins deu início, nesta quarta-feira (25), ao projeto de distribuição de calcário para agricultores familiares. A ação teve início em Nova Rosalândia, na região central do estado, com a entrega simbólica de um caminhão do insumo a um produtor da região.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A iniciativa tem o objetivo de corrigir o solo, aumentar a produtividade, gerar mais renda e empregos no campo.
AÇÃO TERÁ ALCANCE ESTADUAL
Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o projeto vai contemplar várias regiões do Tocantins. Na primeira etapa, serão beneficiados produtores de Xambioá, Bandeirantes, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pugmil, Natividade e Taguatinga, além de Nova Rosalândia.
A ação é financiada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
MAIS PRODUÇÃO E SOLO DE QUALIDADE
“O objetivo é entregar calcário para que os pequenos produtores corrijam o solo e melhorem suas produções. Estamos investindo fortemente na agricultura familiar”, destacou o governador Wanderlei Barbosa, que participou da entrega simbólica no distrito de Campo Maior.
BENEFÍCIO DIRETO AO PEQUENO PRODUTOR
O secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, reforçou que o calcário tem impacto direto na qualidade ambiental e na produtividade: “Com o solo corrigido, o produtor poderá produzir mais na mesma área, de forma sustentável”.
MUNICÍPIO CELEBRA INICIATIVA
O prefeito de Nova Rosalândia, Enoque Portílio, comemorou o início do projeto no município. “Estamos sediando um evento que vai mudar a vida do pequeno produtor. Mais de 80% dos alimentos vêm da agricultura familiar, e essa ação fortalece ainda mais esse setor tão essencial”, afirmou.
VISITA TÉCNICA À EMPRESA FORNECEDORA
Durante a cerimônia, houve ainda visita à empresa que será responsável por fornecer o insumo que será entregue aos agricultores nos municípios beneficiados.