O vice-governador do Tocantins, Laurez da Rocha Moreira, assumiu oficialmente o comando do Executivo estadual após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa, no âmbito da Operação Fames. Desde então, Laurez tem assinado atos de nomeação em cargos estratégicos, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (9).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
SECRETARIA DA FAZENDA
Jairo Soares Mariano, ex-prefeito de Pedro Afonso e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), foi nomeado secretário da Fazenda. Ele também assumiu recentemente a presidência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Tocantins, cargo antes ocupado pelo próprio Laurez Moreira.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
Na Educação, o novo titular é Hércules Jackson Moreira Santos, advogado, professor e palestrante, com especializações em Direito Ambiental, Tributário, Penal e Processo Penal. Ele já exerceu funções de chefia no Naturatins e na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, além de ter presidido a Comissão de Direito Ambiental da OAB/TO.
SEGURANÇA PÚBLICA
Bruno Sousa Azevedo permanece à frente da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Delegado desde 2009, Bruno é presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), cargo para o qual foi reeleito em 2024. É graduado em Direito pela UFT e especialista em Direito Público, com ênfase em combate à corrupção.
ÓRGÃOS VINCULADOS
Nos órgãos vinculados ao governo estadual, Bárbara Jesuína Mendes Gomes segue como presidente do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev), onde atua há cerca de 15 anos.
Cledson da Rocha Lima também permanece na presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Engenheiro ambiental pela UEPA, ele tem especializações em gestão de pessoas, economia, gestão e engenharia de segurança do trabalho.
SECRETARIA DA SAÚDE
O secretário de Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, foi designado para gerir o Fundo Estadual da Saúde (FES), mantendo a estrutura administrativa da pasta sob sua coordenação.


Secretarias de Segurança, Naturatins e Igeprev mantêm titulares da gestão anterior - Crédito: Divulgação 


