O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Elizeu Oliveira, protocolou nesta terça-feira (9), um pedido de audiência com o governador em exercício, Laurez Moreira (PSD). O objetivo é discutir dois pontos centrais para o funcionalismo: a implementação dos 25% e a adequação dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCRs) do Quadro Geral.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
IMPASSE DOS 25%
O reajuste de 25% é uma demanda histórica, arrastada desde 2008. Mesmo com decisão já consolidada e transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), o Estado ainda não chegou a um acordo com os servidores. Em 2023, o então governador Wanderlei Barbosa chegou a criar uma comissão para debater o tema, mas não houve avanço.
“Nós sabemos que o governador Laurez Moreira tem muita vontade de trabalhar pelo Estado e entregar resultados para a população. Isso é muito mais viável resolvendo esse passivo histórico”, afirmou Elizeu Oliveira.
PCCRS DO QUADRO GERAL
Outro ponto levado pelo sindicato é a necessidade de correção na tabela de progressões dos servidores. Atualmente, os que ingressaram após 2012 progridem a cada três anos, enquanto os demais avançam a cada dois anos. “Precisamos corrigir essa tabela e permitir que todos avancem de dois em dois anos, pois do jeito que está, os servidores mais recentes jamais vão se aproximar do final da tabela”, destacou o líder sindical.
EXPECTATIVA
A categoria aguarda que o governo abra diálogo para avançar nas negociações. A correção desses pontos é vista pelo Sisepe como essencial para garantir justiça e valorização dentro da carreira do funcionalismo público estadual.


Presidente do Sisepe, Elizeu Oliveira, protocolou pedido de reunião para govenador em exercício - Crédito: Divulgação 


