De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado na última quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins deve alcançar 8,4 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/2025. O resultado consolida o estado como líder na produção agrícola da Região Norte.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
VALORIZAÇÃO DO AGRO
O governador Wanderlei Barbosa destacou que o desempenho comprova a força do setor agropecuário tocantinense.
“O crescimento da produção mostra que o Tocantins está no caminho certo. É fruto da dedicação dos produtores, das políticas de incentivo do nosso governo e da modernização do setor. Estamos fortalecendo a economia, gerando emprego e renda e consolidando o estado como referência nacional”, afirmou.
PERSPECTIVA DA SEAGRO
O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, projetou números ainda mais expressivos. Segundo ele, a produção deve ultrapassar os 9 milhões de toneladas em 2025.
“Devemos alcançar essa marca com tranquilidade, especialmente nas áreas de várzea, onde se produz semente de soja e feijão. Esses resultados refletem o uso de tecnologia pelo produtor tocantinense, e o Brasil só tem a ganhar com essa evolução”, ressaltou.
Jaime Café acrescentou que, no período de três a quatro anos, o Tocantins pode superar a marca histórica de 10 milhões de toneladas de grãos.
CONAB CONFIRMA PROJEÇÕES
O bom desempenho do estado também foi confirmado pelo 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em abril.
O estudo aponta que a produção do Tocantins deve alcançar 8,9 milhões de toneladas nesta safra, representando um aumento de 16% em relação ao ciclo anterior, que registrou 7,69 milhões de toneladas.


Com produção estimada em mais de 8 milhões de toneladas de grãos, Tocantins reforça liderança na Região Norte em 2025 - Crédito: Divulgação 


